Grossi Combustiveis
Casarotto Imóveis
Tubos Sarandi
Assembleia
  • Assembleia
  • Casarotto Imóveis
  • Grossi Combustiveis
  • Tubos Sarandi
  • Barbearia 84
  • X & Cia
  • Rembecker Estruturas Metálicas
  • Farmácia Nossa Senhora de Fátima
  • VS Gráfica Expressa
  • Clínica Estética Vitallitá
  • Cresol
  • Nina Comunicação Visual
  • Sicredi
  • Milani Corretora de Seguros
  • Cesurg Sarandi
  • Hiper Mercado Wagner
  • Gostinho Della
  • Drággon Artigos Esportivos
  • Laboratório Sarandi
  • Cotrisal
  • Taura Auto Peças
  • Signomar Comércio de Bebidas
  • Rômulo De Cezaro
  • Bortoluzzi Odontologia
  • Teloken Engenharia LTDA
  • Restaurante 4 Ases
  • Bruna Soares Fotografia
  • Home
  • Cidades
  • Frederico Westphalen

Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar avança nos preparativos para Expofred 2018

 

Impulsionando o desenvolvimento. Com esse propósito, acontece, neste ano, mais uma edição da Feira Multissetorial de Frederico Westphalen, a Expofred. De 27 de abril a 1º de maio, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, a Expofred 2018 apresenta os potenciais do município e região, envolvendo os setores da agricultura, comércio, indústria e serviços, através dos mais de 400 expositores. A Emater/RS-Ascar é parceira da Feira e preparou alguns espaços para tratar os mais diferentes assuntos que interessam ao público rural e urbano.

Espaço Institucional

No Espaço Institucional serão destacadas as ações prioritárias da Emater/RS-Ascar, entre elas o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), o Sisleite, Projeto de Assistência Técnica para Desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis de Produção de Leite da Emater/RS-Ascar, as Campanhas Regionais Produza seu alimento e colha saúde e Minha propriedade, meu paraíso, e demais ações desenvolvidas na região pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social. Esse espaço se destinará para divulgação dessas ações, bem como para orientações aos interessados.

Agroindústria Familiar: No Pavilhão da Agroindústria Familiar serão disponibilizados 39 espaços, a serem ocupados por agroindústrias de Frederico Westphalen e região, para exposição e comercialização dos produtos. Embutidos, queijos, panificados, conservas, sucos e vinhos e erva-mate são alguns dos produtos a serem comercializados durante a feira.

Leite: Neste espaço os visitantes poderão buscar informações a respeito da atividade da bovinocultura de leite. Entre os assuntos que a equipe da Emater/RS-Ascar irá destacar destacam-se o manejo da ordenha e qualidade do leite, nutrição animal, planejamento forrageiro, apresentação das variedades de forragens, armazenamento de alimentos (silagem, feno, pré-secado), genética e criação da terneira.

Piscicultura: Para a atividade da piscicultura o enfoque será o sistema de produção intensiva, com demonstração de um viveiro artificial e equipamentos, como aeradores e alimentadores automáticos.

Silo Secador: Neste espaço, o silo para secagem e armazenagem de grãos apresentado será o modelo Emater/RS-Ascar, padrão que possibilita o armazenamento de grãos e a fabricação de ração nas propriedades dos agricultores familiares. O espaço contará também com uma máquina de pré-limpeza e a simulação de uma pequena fábrica de ração, todas interligadas.

Olericultura: Para produção de olerícolas, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Irrigafértil, tratará neste espaço sobre variedades e qualidade de mudas, manejo da horta, sistemas de irrigação e produção protegida.

Fruticultura: No local, a equipe de técnicos da Emater/RS-Ascar explanará sobre a situação atual da fruticultura da região, qualidade das mudas, manejo de pomares, perspectivas da cadeia produtiva e mercado.

Culturas Anuais e Solos: O espaço será destinado para tratar sobre manejo das culturas, Manejo Integrado de Pragas (MIP), do Projeto Lavoura de Resultados, e para divulgação do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, Conservar para Produzir Melhor.

Cozinha Didática: A cozinha didática deste ano ensinará duas técnicas utilizando diferentes carnes. A filetagem de peixe e o corte de carne suína serão os destaques desse espaço, conduzido pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Larri Lui, de Novo Barreiro, e Luciano Miglioransa, de Ronda Alta.

No sábado (28/04) e na segunda-feira (30/04) serão realizadas oficinas de filetagem de tilápia. No domingo (29/04) e na terça-feira (01/05), acontecem as oficinas de corte de carne suína. Serão realizadas duas oficinas por dia, às 10h30 e às 14h30.

Apicultura: Como destaque à atividade apícola, no espaço serão expostos os equipamentos para apicultura e as caixas que são utilizadas na meliponicultura. A equipe da Emater/RS-Ascar estará presente no espaço para orientar e informar os visitantes interessados.

Turismo: Em mais um ano de Feira o turismo terá destaque no espaço da Emater/RS-Ascar, especialmente o Turismo Rural. As associações de turismo dos municípios da região, bem como as propriedades que já fazem parte desse contexto, abrindo suas propriedades para os visitantes conhecer um pouco da vivência rural, da cultura, costumes e hábitos, também se farão presentes na Feira. Nesse ambiente, os municípios terão um espaço destinado à divulgação dos seus roteiros turísticos.

Paisagismo e jardinagem: Destacando uma das ações que a Emater/RS-Ascar desenvolve junto às famílias de agricultores, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida nas propriedades rurais, todo o seu espaço Institucional será ornamentado utilizando práticas de paisagismo e jardinagem, para proporcionar aos visitantes um ambiente bonito e acolhedor.

Saneamento básico: Na temática Saneamento Básico, terão destaque assuntos como a proteção de nascentes, compostagem, limpeza de caixa d´água e separação e destino correto do lixo.

Plantas Bioativas: Um espaço que sempre atrai muitos visitantes na Feira é o que destaca as Plantas Bioativas. Este ano, o local destinado a este tema apresentará uma variedade de plantas bioativas, medicinais e condimentares. Durante o período da Feira, a equipe da Emater/RS-Ascar realizará oficinas, ensinando o preparo de três produtos que utilizam plantas bioativas, o escalda pés, óleo de massagem e o creme hidratante.

Artesanato: No Pavilhão do Artesanato serão disponibilizados 28 espaços para que os artesãos de toda a região exponham e comercializem seus produtos durante a Feira. Artesanato em tecidos, pedras, palha, cuias, madeira, entre outros, são algumas das opções encontradas neste espaço.

Artesanato indígena: O artesanato indígena terá um espaço exclusivo na Feira. No local, as famílias indígenas da região poderão expor e comercializar seu artesanato, uma forma de valorizar a cultura indígena.


Eventos Paralelos

Com programação paralela à feira, alguns eventos serão realizados no espaço da Emater/RS-Ascar. Nesse mesmo local a Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar (UCP), Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen e Alpestre, a Biofábrica de Alpestre e o Orquidário Luft organizarão seus estandes de divulgação.

A programação de sexta-feira (27/04) iniciará às 10h30 com a palestra sobre criação de abelhas sem ferrão, ministrada pela engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Priscila Volpi.

No mesmo dia (27/04), às 14h, será realizado o Seminário Regional de Frutas Tropicais. Na oportunidade, representantes da Indústria de Sucos Alto Uruguai (Isau), de Liberato Salzano, farão uma exposição sobre o plano de expansão da citricultura regional.

No sábado (28/04), às 9h30, haverá divulgação do Projeto Adote Bons Hábitos Alimentares, uma ação em parceria da Emater/RS-Ascar, URI, Sicredi e Secretaria da Saúde de Frederico Westphalen.

Sábado (28/04) acontecerão ainda oficinas de cultivo de Gladíolos, às 10h30 e às 15h30. Às 13h30, está programada uma oficina para o lançamento do e-book Resgate de Receitas, um projeto realizado pela URI, em parceria com a Emater/RS-Ascar.

No domingo (29/04), às 10h e às 14h30 serão realizadas novamente oficinas do projeto Resgate de Receitas (divulgação do e-book URI e Emater/RS-Ascar).

Na segunda-feira (30/04), às 9h, está programa a palestra Perspectivas da Cultura da Nogueira Pecã, ministrada pelo representante do Viveiros Pitol, de Anta Gorda.

Também na segunda-feira (30/04), acontece o Fórum Regional do Cooperativismo, programado para as 10h30. À tarde, às 14h, nesse espaço será realizado o Seminário Regional do Porongo.

Durante todos os dias de feira serão realizadas oficinas de cultivo de orquídeas. Na sexta-feira (27/04), a atividade acontecerá às 9h30. Sábado (28/04), a oficina será realizada às 14h30 e no domingo (29/04) a atividade acontecerá em dois momentos, às 11h e às 15h30.

Para encerrar a programação de terça-feira (01/05), às 11h, será realizada mais uma oficina do projeto Resgate de Receitas, para divulgação do e-book desenvolvido em parceria com a URI.

 

937 FW Expofred preparativos

 

937 FW Expofred preparativos 3

 

Marcela Buzatto - AI Emater/RS-Ascar

 

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

  • Vimesq
  • Confecções Helenice
  • Drago Restaurante e Pizzaria
  • SCT Construtora e Incorporadora LTDA
  • Lancheria Grenal do Tainha
  • Revista Spelho
  • Eficaz
  • Estação Fitness