Farmácia Nossa Senhora de Fátima
Palazzo Ambientes
Grossi Combustiveis
Assembleia
  • Home
  • Colunistas
  • Fernando L. Concatto

Comunicadores católicos participam do 10º Mutirão brasileiro de comunicação realizado em Joinville/SC - Fernando Luiz Concatto

 

"Educar para Comunicação".

A Comunicação é essencial para a vida do ser Humano!

É ela que cria a comunidade e possibilita a evangelização. Educar para a comunicação se torna então, uma missão fundamental para todos nós.

Com  este objetivo aconteceu nos dias 16 até o dia 20 de agosto de 2017, o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação, na Diocese de Joinville Santa Catarina.

O evento com a participação de autoridades religiosas, civis e mais de 800 comunicadores das Pastorais de Comunicação-PASCOM, de 20 Estados de todas regiões da CNBB  do Brasil.

Foram realizadas diversas atividades, palestras, oficinas e momentos de Fé. Na abertura  contaram com a presença de muitos Arcebispos, Bispos, padres, o governador de Santa Catarina, Ministro das Comunicação do Vaticano o Mons .Dario Eduardo Viganó-prefeito da Secretaria para Comunicação da Santa Sé, que em sua palestra sobre a Comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco, uma conversa com o Mons.

Dario Viganó (brasileiro de nascimento, mas desde os 3 anos de idade morando na Itália), que é o Prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé. Ele nos trouxe alguns pontos importantes, como a reforma da cúria romana, e como os serviços de comunicação da Santa Sé estão se adaptando a estas mudanças, bem como a comunicação e o modo de comunicar-se do Papa Francisco.

Durante este dias foram realizados muitas conferências : a educomunicação na vida da pastoral da Igreja com a Ir. Helena Coraza, uso das novas tecnologias na educomunicação com o Pe.Mauricio Cruz.

Processo dialógico da Comunicação com o Professor Ismar de Oliveira Soares e educar através de informação e risco do fak News com o reporte  da RBS SC Ricardo Von Dorff. As oficinas sobre a leitura critica dos meios de comunicação. Novas mídias e a evangelização, programação contemporânea para TV Católica, rádio e sua programação (com Silvonei Protz da Rádio Vaticano), culturas juvenis na ótica da educomunicação, fotografia, uma imagem que evangeliza,sobre os informativos diocesano, oratória, assessoria de imprensa católica e o uso de aplicativos  na evangelização.

Durante o evento também aconteceu apresentações artística  e cultural com Balé Boldchoi do Brasil, os cantores de Deus. O encerramento do evento aconteceu no Santuário da Madre Paulina lotado  com Dom Darci Nicioli CSsR. Bispo Referencial, presidente de Comunicação da CNBB  do Brasil, 8 Arcebispos e Bispos e dezenas de padres de todo Brasil.

Durante o sábado pela parte da tarde e domingo ficou reservado para turismo em Santa Catarina. A Arquidiocese de Porto Alegre integra a comitiva gaúcha que participou do 10° Mutirão Brasileiro de Comunicação, em Joinville (SC). De Porto Alegre participaram sete pessoas. O grupo do Rio Grande do Sul reúne ainda representantes 17 das (arqui)dioceses de Pelotas, Passo Fundo, Montenegro, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Caxias do Sul e Osório. Participaram também a Rede de Rádio Católica, a Rede Vida de TV, TV Canção,T V Aparecida e a TV Evangelizar.

 

comunicacao educacao 42

 

Fernando Luiz Concatto

 

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.