Cresol Sarandi
Grossi Combustiveis
Empório Colonial
Follow - Liv - G8 Pub
  • Grossi Combustiveis
  • Cresol Sarandi
  • Follow - Liv - G8 Pub
  • Empório Colonial

Catequese: Papel Fundamental na Vida da Comunidade.

A catequese tem papel fundamental na vida da comunidade religiosa, pois agrega o valor da cultura religiosa a formação e valores nas crianças, adolescentes e jovens.

 

Neste ano dedicado ao Cuidado com a Vida vivemos momentos de grande envolvimento e de grande valor nas ações em nossa Arquidiocese e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, bem como, em todas as Capelas da Comunidade de Sarandi. Procuramos seguir Papa Francisco, na busca da educação religiosa, pelo exemplo Vivo de Jesus na construção interior de humildade e de amor ao próximo, indistintamente, através de ações que promovam e valorizem a Vida!

 

Somente através da conscientização de que cada homem é parte do meio ambiente, iremos abrir os corações e as mentes para que o conhecimento ecológico não fique nos livros e nos discursos, mas numa vivência real de respeito mútuo, de cuidado com o outro, pois ‘eu sou um pouco de você que está um pouco em mim’.

 

Somos obras da criação: do mais minúsculo animal, a mais exótica planta, do mais delicado perfume da flor ao mais frágil córrego, da pessoa mais frágil e vulnerável, das mudanças reais da política e da ética planetária e em especial de nosso país.

 

O nosso desejo de catequistas é de que, não percamos a sensibilidade, nem o desejo profundo de transformação, pois, temos nos encontros de catequese esta oportunidade, que talvez possa ser a única para muitos de nossas crianças e jovens.

 

Com essas ações, reafirmamos a importância da participação, do exemplo e do testemunho na prática da Fé Cristã.

 

Os encontros de Catequese são envolvidos em momentos lindos de dinâmicas, diálogos verdadeiros sobre a vivência em família, na comunidade, na escola e elevam o pensamento dos alunos para a transformação solidária no modo de agir e servir, baseado nos preceitos de Jesus Cristo.

 

Os encontros com os pais buscam resgatar os valores mais importantes da família, no amor que nos unem em Jesus Cristo, através de dinâmicas, debates e temas do dia-a-dia da sociedade em geral,  que vem de encontro ao ato mais profundo e verdadeiro que é educar para a vida.  A exemplo disso,  realizamos a dinâmica “Relembrando meus caminhos na fé”, com os pais da Eucaristia, que emocionados percorriam seus caminhos onde a 1ª Eucaristia, o Crisma, o Batismo dos Filhos e o Matrimônio, ao serem relembrados levam-nos  a uma profunda emoção, colocando-os de forma particular, a desejar ainda mais que a Catequese  de seus filhos seja tão gratificante, quanto foi a sua.

 

Para uma eficiente evangelização, se faz necessário uma equipe de Catequistas em constante formação. Esta é toda direcionada para a importância que a mesma tem nessa tarefa de semeadura com as famílias e com o catequisando, enriquecidas pelo planejamento criativo e dinâmico motivando e levando-os a redescobrir a importância dos Sacramentos e da vivência cotidiana da fé cristã.

 

Semear com amor é a nossa missão, o nosso compromisso e nosso maior sonho, para que, ao experimentar o verdadeiro Amor de Cristo, possamos viver em plenitude a Paz, a Alegria, a Caridade, a Esperança, a fé e o verdadeiro Amor de Deus.

 

Nossos encontros são guiados pelo Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, que se faz presente e nos convida a viver com simplicidade e amor, nos suplica a conversão, a penitência e a oração do Terço em família. Devemos dedicar um momento a ela em nossas catequeses, considerando que Maria foi a primeira catequista e o belo exemplo que nos  deixou através de seu filho Jesus!

 

Salve Maria! Salve Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do nosso Brasil!

 

catequese

Texto: Magda Teresinha Lotice Fritzen

Fotos: Fernando Luiz Concatto

DiárioRS

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.

rodape diario novo

 


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.