Empório Colonial
Grossi Combustiveis
Cresol Sarandi
Follow - Liv - G8 Pub
  • Follow - Liv - G8 Pub
  • Empório Colonial
  • Grossi Combustiveis
  • Cresol Sarandi

Viva o Carisma Vicentino - 400 anos de Caridade em 2017

 

Viva o Carisma Vicentino 400 anos de Caridade em 2017260117Quem foi São Vicente de Paulo

Vicente de Paulo nasceu na cidade de Pouy, na França, aos 24 de abril de 1581. Filho de pobres camponeses, manifestou o desejo e gosto para o estudo. Entrou para o seminário e foi ordenado padre ainda bem novo, com apenas 19 anos de idade.

O início de sua vida sacerdotal foi marcado por muitas dificuldades e desacertos. Inicialmente, estava muito preocupado em ajudar sua família e em conseguir certa estabilidade financeira. Diante de uma série de fracassos, foi amadurecendo e, sobretudo a partir de 1612, se lançou inteiramente no serviço aos pobres.

Em contato com os camponeses, conheceu o estado de abandono religioso e miséria em que viviam as populações do campo. Percebeu que os pobres tinham necessidades urgentes e que, para ser fiel a Cristo, era preciso servi-los. Começou, então, a pregar missões entre os pobres e a organizar diversas organizações de caridade.

A inspiração para esse sermão veio de uma Confissão que Vicente realizou em uma aldeia próxima (Gannes) com  um camponês que estava a beira da morte.

Mais tarde, em outro sermão, ainda em 1617, Vicente de Paulo, comovido com a situação de necessidade de uma família de Châtillon, exorta os fieis a ajudarem os necessitados. As pessoas respondem ao chamado de Vicente e ajudam a família, mas de uma forma desorganizada. São Vicente percebe, então, que a Caridade deve ser organizada, para que seja um “fogo que perdure”.

Nascia a inspiração no coração de Vicente para criar muitas obras de Caridade. A primeira delas, instituída ainda em 1617, foi as Damas da Caridade (hoje chamada de Associação Internacional de Caridades – AIC), reunindo senhoras nobres que teriam a missão de auxiliar os pobres. Depois vieram a Congregação da Missão (1625), para formar padres missionários, e as Filhas da Caridade (1633).

Ao longo dos séculos esse Carisma frutificou e espalhou-se da França para todo o mundo! A Família Vicentina reúne centenas de instituições que nasceram inspiradas pela história e pelos atos de São Vicente de Paulo, declarado pela Igreja Católica como Patrono de todas as obras de Caridade.

Uma dessas instituições é a nossa Sociedade de São Vicente de Paulo, formada por leigos e presente em 151 países do mundo. Foi criada em 1833, em Paris, na França por um grupo de jovens e um adulto, para promover a dignidade das pessoas que assiste e fortalecer a fé de seus integrantes, conhecidos como “vicentinos”.

A Sociedade de São Vicente de Paulo congratula-se com essa data tão simbólica dos 400 anos do Carisma Vicentino e, ao mesmo tempo, pede as bençãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora para ajudar a manter vivo o fogo da Caridade pelos séculos vindouros.

000
00
Numero-de-estupros-aumenta-139-no-Rio-Grande-do-Sul-em-2016-diz-SSP260117

Por FernandoLuiz Concatto\Comunicação Conselho Central de Passo Fundo

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.