Empório Colonial
Grossi Combustiveis
Cresol Sarandi
Cesurg Sarandi
  • Cresol Sarandi
  • Cesurg Sarandi
  • Grossi Combustiveis
  • Empório Colonial
  • Home
  • Colunistas
  • Fernando L. Concatto
  • Semana Santa 2018 em Sarandi foi momento de reviver a fé no Cristo Vivo – Fernando Luiz Concatto

Semana Santa 2018 em Sarandi foi momento de reviver a fé no Cristo Vivo – Fernando Luiz Concatto

 

Milhares de pessoas participaram de diversos momentos na Igreja Matriz com muita fé no Cristo Vivo

A Semana Santa na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Sarandi iniciou no domingo de Ramos dia 25  de março, e foi até o dia 1º de abril com  continuando com diversos momentos marcantes na Comunidade Católica de Sarandi.

Na segunda feira dia 26 de março noite penitencial

Celebração do Lava Pés

Na noite de quinta-feira Santa dia 29 de março de 2018 l, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Sarandi lotaram a Igreja Matriz para participar da Santa Missa da Instituição da Eucaristia com celebração do Lava-Pés. A Santa Missa foi celebrada por Pe Miguel Longhi  Segundo a sua  homilia, a celebração do Lava-Pés significa o mandamento de Cristo para que sejamos caridosos e tenhamos um profundo amor ao próximo. “Quando Jesus lavou os pés dos apóstolos ele nos mostra o sentido do serviço, da entrega generosa e da humildade”. Neste ano pessoas representando as pastorais da Comunidade Católica fizeram o papel dos 12 apóstolos.Ao fim da celebração, o altar foi desnudo e a comunidade foi convidada a fazer um momento de adoração através das Pastorais com orações, silêncio e vigília em memória ao sofrimento e agonia do Cristo antes de ser entregue a Pilatos Quinta Feira Santa, Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.
Cristo garante sua presença servidora e salvadora na comunidade na última ceia que foi precedida pelo gesto de lavar os pés aos discípulos. “Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz.” (Jo. 13,14-15). O sacerdócio está ligado ao serviço como expressão de amor ao próximo. .

Sexta-feira Santa

Na paixão e morte de Cristo é recordada na Sexta-feira Santa e para celebrar 30 de março de 2018 desde as 6h a comunidade e as pastorais realizaram momentos de adoração e reflexão até às 15h, hora da morte de Jesus Cristo iniciando então a Celebração da Paixão e morte de Jesus Cristo na Igreja Matriz, que recebeu um grande público de fiéis, sendo que boa parte das pessoas ficaram do lado de fora da Igreja. Sexta feira a Paixão do Senhor,  este é o único dia na vida da Igreja que não se celebra Missa. A Solene Ação Litúrgica reuniu centenas de fiéis que acompanharam a Leitura da Paixão de Cristo, a Oração Universal, a Adoração da Cruz e participaram da Santa Comunhão. Ao final da celebração, foi realizado a procissão da Imagem do Cristo Morto e da Imagem da Nossa Senhora das Dores pelas ruas da cidade, terminando na Praça da Igreja Matriz.

Sábado de Aleluia

E o momento mais importante da Semana Santa é no sábado de Aleluia quando acontece a Missa de Aleluia, realizada dia 31 de março, iniciando com a bênção do fogo Círio Pascal e da água. Sábado de Aleluia é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela. O Círio simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo, na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”. No domingo dia 1º de abril, muitas Santas Missas de Páscoa foram realizadas na Matriz e Capelas. A Semana Santa foi marcante em Sarandi, tanto na Igreja Matriz ou nas 35 capelas aconteceram celebrações, cultos e Santas Missas onde milhares de fiéis marcaram sua presença, demonstrando muita fé emoção no Cristo Ressuscitado, um Cristo que venceu a morte e que está vivo entre nós. 

 

semana santa

 

Fernando Luiz Concatto

 


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.