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6 sinais de que o Burnout pode estar próximo - Lessandro Sassi da Silva

 

lessandro Você sabe o que é burnout? Burnout é a palavra em inglês para a síndrome do esgotamento profissional. Não importa a profissão, o estresse faz parte do dia a dia do mundo do trabalho. Ainda mais com a crescente de manda em todas as áreas e a competividade cada vez maior entre empresas e profissionais.

 

Cerca de 52% do total de auxílio doença concedidos pelo INSS nos últimos anos tiveram como causas principais doenças mentais e transtornos. Ainda, cerca de 18 mil bancários foram afastados de suas atividades no ano de 2013 em função de situações parecidas, em geral associadas ao Burnout.

 

Uma situação como esta, não vem do nada. Aqui estão alguns porntos para ficar atento

Ao contrário do que você poderia pensar, é surpreendentemente fácil ignorar os sinais de burnout. Você pode ser tão determinado em cumprir um prazo ou alcançar algum objetivo que pode acabar não se dando conta dos sinais de alerta de que algo está prestes dar errado. Se você não está consciente do que seu corpo está dizendo a você ou o que está acontecendo ao seu redor, você provavelmente precisa prestar mais atenção a alguns aspectos da sua vida.

 

1. Você acorda no meio da noite com uma sensação de ansiedade.

Com seu foco de pensamentos em sua lista de afazeres, é possível que você não esteja tendo tempo para parar e fazer uma reflexão sobre o que você está fazendo e para onde está caminhando, devido a quantidade de pressão do dia a dia. Se você tem tido dificuldades para dormir tranquilamente, é importante priorizar algumas coisas. Há algo que você possa delegar a outros membros da família ou da sua equipe de trabalho? Você pode ajustar alguns prazos e ter menos reuniões ou compromissos? Pense sobre o que você pode fazer para minimizar o stress, porque este tipo de ansiedade e ciclo de trabalho é uma maneira de aumentar seu esgotamento mental

 

2. Você está sempre em modo reativo.

 

Permanecer em modo reativo é um sinal claro que existe falhas em priorizar as coisas. Quando você não pode priorizar tarefas, você rapidamente se tornará sobrecarregado com prazos. Pense bem sobre para o que você está dizendo "sim", para e começar a dizer "não" para as coisas que não dizem respeito ao seu planejamento. Uma vez que você começa a tomar controle de alguns aspectos de suas responsabilidades,  você pode começar a ser proativo sobre as coisas que você pode antecipar e, consequentemente, se proteger do burnout futuro.

 

3. Você está constantemente se preocupando com o futuro.

 

Quando você constantemente se preocupa com o futuro, você não tem tempo para viver no presente. Isso impede que você pense com clareza e seja totalmente focado no que você está fazendo.Você não só vai sempre encontrar algo para se preocupar (porque o futuro nunca chega), mas você também vai desperdiçar uma grande quantidade de energia ao longo do caminho. Pense em dedicar tempo a uma atividade que você aprevie ou construir hábitos de atenção plena em sua rotina. Isso ajudará você a se concentrar mais no presente e menos no que vai ou não vir.

4. Você se irrita com frequência. 

 

Você está achando que está mais irritado do que o normal? Você fica estressado com coisas que não tem uma grande importância? Você é excessivamente crítico quando se trata de seu trabalho ou o desempenho de sua equipe? Estes podem ser sinais de importantes de alerta. Sua paciência, bem como seu alcance de atenção e níveis de produtividade, muitas vezes diminuem a medida queo estresse aumenta.

 

5. Você não tem dormido mais de cinco horas por noite.

 

Se você tem acordando com uma sensação de ansiedade e se preocupa frequentemente com o que vai acontecer no dia seguinte ou com prazos de entregas, você provavelmente não está conseguindo dormir bem. Se este é um padrão recorrente, é um sinal importante de que algo precisa de atenção em sua vida. Os seres humanos precisam dormir. Embora alguns necessitem de menos sono do que outros, você saberá qual é a quantidade certa para você. Se você achar que está dormindo muito menos do que o normal, é importante reorganizar e reavaliar suas prioridades para conseguir a quantidade de sono adequada.

 

6. Você não se lembra do que é alegria.

 

Pare e pense nas últimas semanas e meses. Você pode estar realizando todos os seus objetivos, mas se você não consegue perceber alegria ou benefícios em atingir esses objetivos algo precisa de atenção. O trabalho nem sempre é divertido, mas precisa oferecer alegria na maioria das vezes ou pelo menos uma sensação de que algo está evoluindo. Se o seu não tem tido esse significado, talvez seja uma oportunidade de parar e tentar descobrir por que isso vem acontecendo, e ver o que pode ser feito para mudar isso.

Prestando atenção a estes seis sinais, você estará melhor posicionado para evitar que algo tão desgastante e ruim como o burnout ocorra. Isto irá poupar-lhe dores de cabeça no futuro, além de mantê-lo saudável e feliz no presente.

 

Caso você tenha sugestões de assuntos, perguntas ou sugestões, por favor, entre em contato comigo através do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Por: Lessandro Sassi da Silva

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