Palazzo Ambientes
Assembleia
Grossi Combustiveis
Conffiare
  • Palazzo Ambientes
  • Grossi Combustiveis
  • Assembleia
  • Conffiare
  • Home
  • Entretenimento
  • Curiosidades

4 maneiras impressionantes de adquirir conhecimento enquanto dorme

 

Por acaso você não consegue aprender alguma atividade que precisa por não “ter tempo” durante o dia? Bom, temos boas noticias: há algumas coisas que você pode aprender – ou, pelo menos, melhorar sua compreensão – enquanto você dorme. E não, os métodos não envolvem colocar livros debaixo de seu travesseiro e ler ate pegar no sono. A maioria deles depende de uma coisa: do som. Confira a seguir algumas das habilidades que você não pode aguçar durante o sono.

1 – Palavras estrangeiras

 

imagem som 1

 

Em um experimento recente, cientistas fizeram com que nativos falantes de alemão começassem aprender holandês, começaram com o vocabulário básico. Então eles solicitaram que dormissem.

Enquanto dormiam e sem que soubessem os pesquisadores falaram algumas dessas palavras básicas para parte dos alemães que dormiam. A outra parte não foi exposta e tais sons. Mais tarde, quando foram testados nas palavras, o grupo que as escutou durante a noite foi melhor capaz de identifica-las e traduzi-las

Para se certificar de que as descobertas estavam ligadas a sono – e não apenas o resultado das pessoas que ouviram as palavras – eles fizeram com que outro grupo ouvisse as palavras enquanto faziam alguma coisa enquanto estavam acordados, como andar, por exemplo. Por incrível que pareça, esse grupo que caminhou não lembrou das palavras tão bem quanto o grupo que dormiu.

2 - Competência musicais

 

imagem som 2

 

Em outro estudo, pesquisadores ensinaram um grupo de pessoas a tocar melodias de guitarra usando uma técnica do videogame Guitar Hero. Depois, todos os voluntários foram dormir. Quando acordaram, todos foram convidados a tocar outra vez.

Sem os participantes adormecidos saberem, um grupo tocou a mesma melodia que eles tinham acabado de aprender para parte dos participantes adormecidos. Para a outra parte, não foi tocado. Os voluntários que haviam escutado o som enquanto dormiam - apesar de não terem se lembrado de que isso aconteceu - tocaram a melodia muito melhor do que aqueles que não a ouviram enquanto dormiam.

3 - Onde você colocou algo

 

imagem som 3

 

Em um estudo de 2013, pesquisadores fizeram um experimento com 60 adultos saudáveis usando um computador para colocar um objeto virtual em um local específico na tela. Quando eles escolheram um local e colocaram o objeto lá, eles ouviram uma música específica. Então, eles fizeram dois experimentos, enquanto os participantes tiravam uma soneca durante 1,5 horas.

Durante a primeira soneca, os participantes dormiram como de costume, sem escutarem sons. Durante a segunda soneca, a música que foi tocada quando eles estavam colocando o objeto foi reproduzida novamente - embora nenhum deles tenha relatado ouvir isso.

Não surpreendentemente, depois da soneca, as memórias das pessoas desapareceram. Mas suas memórias diminuíram menos quando foram expostas - mesmo sub ou inconscientemente - ao som que tinha sido tocado quando colocaram o item no local. Curiosamente, suas memórias ficaram ainda mais nítidas quando lhe disseram que o objeto virtual era de "alto valor”.

4 - Memórias especiais

 

imagem som 4

 

Os cientistas pensam que nossos cérebros usam um sistema de marcação especial para separar as memórias críticas das menos importantes. Aquelas que o cérebro marca como "importantes” são enviadas diretamente para nossa memória de longo prazo, enquanto memórias menos importantes são eliminadas por novas. Mas pesquisadores acham que pode haver uma maneira de "hackear” esse sistema para nossa vantagem.

Em um estudo recente, eles descobriram que as pessoas que ouviram um som que haviam ligado com uma memória - mesmo sem importância - foram mais capazes de mantê-la.

Primeiro, eles fizeram com que um grupo de voluntários colocasse ícones em um local específico da tela de um computador. O computador foi programado para reproduzir um som específico quando cada objeto era colocado. Colocar o ícone de um gato tocava um ruído de "miau”; colocar um ícone de campainha indicava um som de toque. Então, eles solicitaram que os participantes dormissem. Para parte dos participantes que dormiam, eles reproduziram os sons dos ícones. Para outra parte eles não tocaram nada.

As pessoas que ouviram qualquer um dos sons foram capazes de lembrar de todos os objetos: um som pareceu ajudar a desencadear várias memórias.

O que acontece enquanto dormimos que é tão bom para nossos cérebros?

 

Sem titulo 5

 

Nossa atividade cerebral diminui em turnos específicos durante a noite e alguns de nós passa mais tempo em uma fase especial (chamada sono de ondas lentas) do que outros. Mas esse tipo de sono também é a fase do sono em que cientistas acreditam que algumas de nossas memórias de curto prazo são movidas para o armazenamento de longo prazo em nosso córtex pré-frontal.

Em alguns desses experimentos, quando os pesquisadores puderam estudar a atividade das ondas cerebrais nos voluntários adormecidos, eles perceberam que aqueles que ficaram expostos ao som durante a noite também tendiam a passar mais do seu tempo de sono no sono de ondas lentas.

Em outras palavras, talvez quanto mais sonos de ondas lentas tivermos, melhor - tanto para aprender novas habilidades quanto para preservar memórias importantes. [Science Alert]

 

musicas para dormir

 

Fonte: misteriosdomundo.org

 

CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.