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Perfil DiárioRS - Entrevista sobre pilates com Miréia Gelain

 MG 1031

Há três anos atuando na área, a professora de educação física (formada pela UNIJUÍ) é mestre em Desenvolvimento Humano (UFSM), tem especialização em Aprendizagem Motora e Gestão Escolar (UFSM) e Aperfeiçoamento em Pilates para crianças, adultos e gestantes pelas escolas Voll Pilates  e Posturale, umas das principais escolas de pilates do Brasil.

Sarandiense há 10 anos, Miréia M.S. Gelain é natural de São José das Missões e atua como professora na escola Aldo Conte, além da prática do Pilates.

Miréia é referência em Pilates no município e na região. Em entrevista exclusiva ao DiarioRS, a professora de Educação Física explica sobre as várias vertentes da prática, os benefícios e outras curiosidades sobre o método.

Confira:

DiarioRS: O que é Pilates?

Miréia: Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental. Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

D: Quantas vezes por semana é o ideal para a prática de Pilates?

M: Recomenda-se uma média de duas a três vezes por semana, ideal para que o corpo ganhe condicionamento. Entretanto, não existe um número máximo de prática por semana, pode até ser praticado diariamente, a frequência vai depender do objetivo de cada pessoa.  Lembrando que como qualquer outra atividade física, mesmo que a pessoa só possa praticar uma vez por semana é melhor do que não praticar nenhuma.

D: Pilates emagrece?

M: Não. O Pilates contribui para o emagrecimento, mas não exerce essa função sozinho. Ele precisa ser combinado com atividades aeróbicas, como a corrida e a caminhada. O emagrecimento também vai depender do seu tipo de corpo, do seu nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. O Pilates cria massa muscular magra, isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica. Promove também uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos.

D: O pilates tem os mesmos efeitos da musculação?

M: Não. Os exercícios do pilates fortalecem, mas não fazem os músculos crescer tanto quanto a musculação. O pilates trabalha mais com a repetição de movimentos e menos com o aumento das cargas. Na musculação, a eficiência do movimento depende do ângulo correto de cada exercício. Outra diferença é que os exercícios de pilates feitos no chão trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, enquanto na musculação cada exercício estimula, normalmente, um grupo muscular por vez. Assim, a escolha da atividade física depende do objetivo de cada pessoa: se deseja trabalhar hipertrofia, o mais recomendado é a musculação; se deseja definição da musculatura, o pilates cumpre muito bem esse papel.

D:O Pilates corrige má postura?

M: Sim, com certeza. Este é um dos principais benefícios do Pilates.

Através do trabalho consciente do centro do corpo e da musculatura das costas, a pessoa vai criando uma maior consciência corporal e seu corpo vai sendo alinhado progressivamente. Como resultado, a postura é corrigida e o resultado estético e na saúde é fantástico.

D: Qual é o objetivo principal do pilates?

M: O método Pilates tem como principal objetivo proporcionar aos praticantes uma melhor compreensão do seu corpo combinando fundamentos como respiração, concentração, centramento, controle, precisão e fluxo de movimento, proporcionando alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de seus praticantes se relacionarem com o mundo.

D:Há uma idade mínima ou máxima para se praticar Pilates?

           M: O Pilates pode ser realizado por pessoas de todas as idades. A partir dos 4 anos até a idade que a pessoa tenha disposição e/ou condições para praticá-lo.

D: Quem pode praticar Pilates? Para quem ele é recomendado?

M: Mulheres, homens e crianças, pessoas ativas que levam uma vida estressante, atletas, sedentários, pessoas em fase de reabilitação com indicação médica, idosos e gestantes. É altamente recomendado, inclusive para a terceira idade, já que produz benefícios nas articulações (em caso de artrose). Além disso, previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea. Também não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto. O Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo.

D: Quais são os efeitos esperados com a prática contínua do Pilates?

M: Os efeitos são inúmeros, entre eles é possível listar alguns como:

• Diminui tensões musculares;

• Desenvolve força muscular, principalmente abdômen;

• Alivia dores crônicas;

• Prevenção e tratamento de lesões;

• Reduz stress e fadiga;

• Aumento progressivo da flexibilidade e mobilidade articular

• Aumento da concentração;

• Controle respiratório;

• Condicionamento físico;

• Melhora da coordenação motora;

• Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas.

• Composição corporal: estudos indicam que o Pilates auxilia na redução do percentual de gordura corporal.

D: Em quanto tempo de prática o aluno pode perceber mudanças no seu corpo?

M: Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a intensidade do treino, a frequência das aulas e o tipo de corpo da pessoa. Cada metabolismo reage diferente, uns respondem mais rápido e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da sua alimentação. Mas em média, levando em consideração duas aulas por semana, pode-se observar diferenças a partir da décima aula. 

D: Quais os benefícios do pilates para as crianças?

M: Entre os benefícios para as crianças que praticam o Pilates, está a organização do sistema locomotor e a melhora da postura, da concentração, do humor, do sono, da circulação sanguínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade. Ele trabalha a consciência corporal de forma muito forte. Observamos que as crianças, por hábitos e também pela carga escolar, (carregar mochila; a postura que ela tem que ficar por muito tempo nas cadeiras do colégio, por exemplo), acabam desenvolvendo uma má postura decorrente dessas atividades diárias. O que a gente tenta fazer no pilates é trabalhar exatamente nessa parte de consciência corporal.

Pilates Miréia Gelain, convida a todas as pessoas, de todas as idades que tem vontade de praticar uma atividade física para agendar uma aula experimental e conhecer este método de condicionamento físico.

Contato: (54) 9645 1029/ 9176 1774 - Rua Dr. Alberto Pasqualini – 1867, Sala 01, ao lado da Academia Fitness.

Fotos: Adri Marcolan/ Romone Oro

DiárioRS

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