menu
Colunas

Sarandi - Leia Sarandi em Fatos 13/03


Data de publicação: 13 de março de 2015
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal








Mobilização I
Legítima e justa a mobilização dos caminhoneiros que agitou o Brasil e Sarandi nos últimos dias. O aumento do diesel quase inviabiliza a profissão para quem é proprietário do caminhão. Viagens de mais de 700 kilômetros resultam em pouco mais de 300 reais para o caminhoneiros.


Mobilização II
Em Sarandi os caminhoneiros aderiram com apoio do comércio, indústria, prestadores de serviço, prefeitura e Acisar, esses últimos, através de notas oficiais.


Mobilização III
Ingenuidade sería não perceber que a manifestação ocorrida em Sarandi no dia 27 teve, para alguns, uma conotação politica/partidária. Inédito em Sarandi, militantes e lideres partidários estavam representados na manifestação e em alguns veículos com dizeres contra o PT. Ingenuidade sería também não reconhecer que o “ mensalão” e o escândalo da Petrobras são vergonhosos e justificam a indignação da população. Mas, como o tema é o foco politico /partidário ocorrido em Sarandi, nesse aspecto, como fica a situação do PT de Sarandi nos seus relacionamentos com PP e PDT?.


Cobrança
Lideranças da agricultura familiar de Sarandi, Barra Funda e Nova Boa Vista, após duas reuniões em Sarandi durante as manifestaçoes dos caminhoneiros, programaram para os próximos dias atos públicos para buscar alternativas para acabar com os prejuízos causados com a greve dos caminhoneiros, a qual, segundo eles, é legitima, mas, estarão  cobrando o mesmo apoio e manifestação pública do poder púbico e representantes da indústria e comercio em apoio aos agricultores que estão buscando recuperar os valores da produção entregue e não paga por empresa do agro negócio e que segundo alguns lideres dos pequenos agricultores causou impacto negativo grande na economia de Sarandi.


Cobrança II
Rumores dão conta que a situação dos pequenos agricultores prejudicados com o fechamento dessa empresa em Sarandi poderá gerar manifestações em tom de cobrança durante eventos marcados para acontecer no municipio.


Asfalto
o líder  do PP na Câmara Municipal, vereador Joaquim Benites, anunciou na sessão do dia 02 de março que ainda neste mês iniciará o asfaltamento da várias ruas na cidade. Entre os trechos citados não está o acesso ao Hospital Comunitário pela Rua Júlio Mailhos.


Lava Jato


E agora, protestar contra quem ou a favor de quem  ?    


Novidade


Grupo de pessoas ligadas á politica e empresários  trabalha nos bastidores para indicar nome para candidatura para prefeito em Sarandi. Nome sem ligação com PDT ou PP. Segredo fechado á sete chaves.


Transparência
Presidente da Câmara Municipal, vereador Lenomar Alves de Jesus, passa a colocar em prática seu projeto de transparência na Câmara de Vereadores. Nas proximas semana serão disponibilizados no site da Câmara todos os demonstrativos de todos gastos com viagens e diárias dos vereadores e funcionários.


Trânsito
Primeiras medidas da reformulação do transito em Sarandi passarão a ser implementadas. As primeiras mudanças serão com a fixação de horário para carga a descarga na cidade. Esse trabalho será permitido das 08:00 horas ás 10:00 horas e das 14:00 horas ás 17:00 horas. Em algumas cidades de porte maior esse trabalho é permitido em horário sem movimento no trânsito, em alguns locais a carga a descarga é feita antes da abertura do comercio e apos o fechamento para não atrapalhar o transito.


 


Presídio
Em entrevista com a administradora do presídio de Sarandi esta semana, Rosângela Aguiar revela que esta semana estavam detidos 179 presos para uma capacidade de 68 detentos no presídio. Mulheres eram seis as que estavam presas.


Sheibe


O ex-prefeito João Carlos Scheibe   levou até a Câmara de Vereadores  na segunda-feira, dia 09 de março, correspondência endereçada ao vereador Sandro Saretto solicitando providências a serem sugeridas ao Executivo  para melhorias   e recuperação com recapeamento da Avenida 7 de Setembro . O ex-prefeito lembra que esse asfalto foi feito nos moldes da BR 386 a 39 anos atrás e é o asfalto que menos apresentou problemas até hoje em Sarandi mas necessita de uma recuperação.


Passado


Parte de artigo publicado por Olavo de Carvalho em julho de 2013 com o título de A Primeira Vítima mostra como estava o Brasil e dois anos , um contraponto com os dias de hoje. O artigo foi publicado no jornal Inconfidência em Belo Horizonte,.  “ Quaisquer que venham a ser os desenvolvimentos da onda de protestos no Brasil, sua primeira vítima está ali, caída no chão para não se levantar nunca mais, e ninguém sequer se deu conta da sua presença imóvel e fria: é a “direita” brasileira. Durante décadas, desde os tempos do governo militar, os partidos e movimentos de esquerda vieram construindo sistemática e obstinadamente o seu monopólio das mobilizações de massa, enquanto o que restava da “direita”, atropelado e intimidado por acontecimentos que escapavam à sua compreensão, ia se contentando cada vez mais com uma concorrência puramente eleitoral, tentando ciscar nas urnas umas migalhas do que ia perdendo nas ruas. Não sei quantas vezes tentei explicar a esses imbecis que o eleitor se pronuncia anonimamente de quatro em quatro anos, ao passo que a militância organizada se faz ouvir quantas vezes bem deseje, todos os dias se o quiser, dando o tom da política nacional e impondo sua vontade até mesmo contra um eleitorado numericamente superior.”


Presente


Lendo parte do artigo acima citado, percebe-se que o Brasil do “ presente” está mostrando que o poder de mobilização não é mais  exclusividade da “esquerda” como escreveu Olavo de Carvalho. Até mesmo em Sarandi, mesmo que uma parte dos participantes não sabia corretamente contra o que estava protestando,    houve mobilização  inédita na cidade.


Sugestões e críticas, e-mail:     [email protected]


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.






00a00aaed 1 00a00aaed 1
00a00aaed 1
whats rodape