menu
Colunas

Sarandi - Leia Sarandi em Fatos 01 de maio


Data de publicação: 2 de maio de 2015
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal








Bolsa


Os dados do Ministério do desenvolvimento Social mostram que em Sarandi são 725 pessoas cadastradas no programa Bolsa Família do Governo Federal. Observando a listagem, percebe-se que muitas pessoas lá incluídas tem renda não compatível com os critérios que permitem o recebimento desse benefício, ou seja, renda acima de qualquer critério para ser beneficiado.


Paralização


Na terça-feira da próxima semana a Policia Civil do Estado poderá paralisar as atividades. Entrevistei esta semana o presidente do sindicato dos policiais, civis do Rio Grande do Sul, Isaac Ortiz, que adiantou que além da paralização do dia 28, caso o governo estadual mantenha a posição de cortes de diárias  e possibilidade de parcelamento de aumentos dos salários esses policiais poderão entrar em greve.


Convite


O vereador eleito e que mais tarde acabou deixando o cargo por determinação judicial, Airton Ortiz, confirma ao colunista ter sido convidado a ingressar no PP e também a possibilidade de assumir uma secretaria na Administração Municipal. Disse que seus direitos políticos poderão ser restabelecidos em breve e com isso estaria apto a assumir uma função pública. Pensa seriamente em concorrer novamente a vereador.


Mulheres


As alas femininas dos dois maiores partidos de Sarandi, PP e PDT, estão mostrando a muitos marmanjos que comandam siglas partidárias como manter os simpatizantes mobilizados. seguidamente as mulheres desses dois partidos reúnem-se. Enquanto outras siglas quase desaparecem fora do período eleitoral.


Candidatos


A cada mês que passa, mais fortes são os rumores sobre possíveis candidaturas a prefeito e possíveis nomes. Algumas cogitações abortaram, outras mantém-se  em evidência, mas,  pouco se fala da possível indicação de vereadores para concorrer.  Eleitos que deveriam ter mais consideração dentro de seus partidos.


Partidos


A mais nova sigla partidária criada em Sarandi, o PTN, sofre o revés da saída de Airton Ortiz. Outras siglas que estavam para ser criadas ficaram em banho maria. A possibilidade de votação da reforma política tirará de cena quase noventa por cento das siglas hoje existentes e partidos que seriam criados em Sarandi teriam vida curta.


Derrubada


Nas duas últimas semanas o tema  foi discutido com entidades e órgãos públicos municipais ligados ao meio ambiente, ou seja, a situação da arborização na cidade de Sarandi. Foram muitas opiniões e sugestões, mas, bastou passar alguns dias e não se fala mais nisso, nem mesmo a sugestão de elaboração de projeto de arborização voltou a tona. Será necessário algo marcante para que isso seja discutido seriamente. Exemplo disso, foi o que ocorria na Fazenda Anonni na década de 1980 apos a ocupação daquela área por agricultores em busca de terra. Por muitos anos as denúncias de desmatamento eram conhecidas, mas, foi necessária a constatação de quanto a situação era grave para que medidas fossem tomadas na época. Veja na foto parte da madeira que foi retirada da fazenda na época em apenas  uma das apreensões feitas pela Brigada Militar. A foto mostra a madeira em frente a prefeitura. Mais tarde boa parte dela foi usada para moradias populares. 



Ocioso


Continua ocioso o local onde era o campo de futebol municipal na Linha Jacutinga. A área já foi destinada á varias finalidades mas nenhuma delas se concretizou. A mais recente destinação foi para a BRF.


Homenagem


Leitor deixa ao colunista a seguinte sugestão. Durante a feisa, homenagear os ex-presidentes das feiras, desde a Induvesa, Expofesa e Feisa. Uma galeria explicativa e com fotos nos pavilhões é a sugestão do leitor.


Sugestões e críticas, e-mail:     [email protected]


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre as notícias da região.






0001121d 8 0001121d 8
0001121d 8
whats rodape