menu
Colunas

Sarandi - Leia Sarandi em Fatos 16 de outubro


Data de publicação: 17 de outubro de 2015
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal




Chuvas


As chuvas que tem caído em Sarandi nas ultimas semanas  revelaram mais uma vez o grave problema das enxurradas na região central da cidade. O que se constata claramente é que não é o excesso de chuvas e sim a falta de escoamento para as boca-de-lobo e bueiros. A maioria dos boca-de-lobo estão fechadas ou  entupidas como mostram as fotos. Chuvas como essas das ultimas semanas sempre ciaram em Sarandi mas não causavam tantos transtornos.



Chuva II


As causas dos bueiros estarem entupidos são varias, não basta reclamar  somente do lixo que  escorre para as boca-de-lobo, as que estão fechadas  foram interrompidas na maioria das vezes em frente de prédios  comerciais. Muitas pessoas fecharam com concreto as boca-de-lobo. Como disse um funcionário da prefeitura, “ o problema não são as bocas-de-lobo e sim onde  eles existiam”.



Chuvas III


Já frisei aqui em diversas oportunidades e volto ao assunto. O problema dos alagamentos no centro de Sarandi passa somente u por uma solução drástica que é a construção de uma nova galeria em substituição a existente desde a UPF até o Rio Caturetê, principalmente entre a Praça Farroupilha até a Avenida 7 de Setembro. A galeria construída  a quase 60 anos não comporta mais o  volume de ágia e esgoto de toda a cidade. Quem arriscaria colocar em baixo da terra o  orçamento de quase um ano da prefeitura .




Visita



Na tarde do dia 13 de outubro o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lenomar Alves de Jesus,Leno, PDT, recebei no gabinete da presidência do Legislativo  o ex-diretor do campus de UPF em Sarandi, professor Mauro Rocha, atualmente dirigindo o campus em Palmeira das Missôes.


A visita serviu para troca de informações sobre a Câmara Municipal e a universidade além de tratar de vários outros temos relacionados á área política.



Emergência


A prefeitura de Sarandi aguarda até o final dessa semana que o Governo Federal aceite e decrete situação de emergência em Sarandi. O Estado já homologou, resta agora o aval da União para que o município   possa buscar recursos e ajuda para as famílias atingidas.  Há uma  espera muito grande das famílias que foram atingidas na decretação pela União da situação de emergência para que parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço possa ser utilizado. Mas somente famílias registradas pela defesa civil como atingida pelo granizo. Tem gente pensando que todos os sarandienses poderão retirar parte do FGTS.



Secretário


A volta do vereador Jonca, ex-secretário de obras, para a Câmara de Vereadores ocasionou a indicação do secretário de desenvolvimento, Oclides Barbiero, para  acumular também  aquela secretaria.



Secretário II


Secretário da agricultura, Ivandro Magnabosco, pediu exoneração do cargo. Posição do seu partido, PT, pesou na decisão.



Candidato


Novo nome surge no cenários dos possíveis candidatos em Sarandi. O vice-prefeito  Volmir Grando, recuperado de saúde, é candidatíssimo a prefeito ou vice-prefeito, claro, respeitando decisão do partido. O vice prefeito causou polêmica após divulgação nessa coluna que sua intenção e sugestão dada ao Executivo era de que as medidas de economia tomadas recentemente pela Administração Municipal deveriam ter sido tomadas a um ano .


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.




11jornal21 1 copiar 11jornal21 1 copiar