menu
Colunas

Sarandi - Sarandi em Fatos 02/09


Data de publicação: 2 de setembro de 2016
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Projetos I


Foram entregues e protocolados na Câmara de Vereadores os projetos de iniciativa de um grupo de entidades e clubes de serviço, que visam mudanças no Legislativo e Executivo, como, redução de salários de prefeito, vice, vereadores e secretários municipais, redução do índice de repasse para a Câmara de Vereadores entre outras medidas.


 


Projetos II


Os vereadores participantes da reunião elogiaram a iniciativa das entidades e sugeriram que as mesmas deveriam ser apresentadas também aos dois candidatos a prefeito e ainda explicaram que os gastos da Câmara de Vereadores nunca atingiram o percentual de quatro por cento e o que sobra é devolvida ao Executivo.


 


Os vereadores também explicaram que boa parte dos recursos da Câmara Municipal são indicados para entidades beneficentes e assistenciais de Sarandi.


 


Ranking I


O jornal Folha de São Paulo mostra essa semana em sua edição on line (http://temas.folha.uol.com.br/remf/ranking-de-eficiencia-dos-municipios-folha/ranking-.shtml) o  ranking inédito que revela que só 24% das cidades são eficientes.


 


Ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros. O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.


 


Ranking II


Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Pesquisa nacional do Datafolha mostra que só 26% dos brasileiros aprovam a gestão de suas prefeituras. Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio.


 


Ranking III


A boa notícia nesse  levantamento do Folha de São Paulo e Datafolha está na colocação de Sarandi nessa avaliação de eficiência. Nosso município está na 24ª  posição entre os quase 500 municípios do Estado  segundo indicadores de saúde, educação e saneamento. Melhor colocação entre todos os municípios da região. Outra boa noticia é a colocação de Sarandi entre os mais de 5 mil municípios do Brasil, o município está na posição 900.


 


 Eleição I


Está ficando preocupante o nível de acusações, difamações e até mentiras nessa campanha politica. Muitos esquecem que após o dia dois de outubro continuarão vivendo na mesma cidade. É preciso respeitar a liberdade de escolha dos outros.


 


Eleição II


Essa eleição em Sarandi ficará marcada entre outros fatos, pela declaração aberta de apoio á candidaturas por parte de entidades de classe e clubes de serviço. Fato antes não ocorrido em eleições em Sarandi.


Protestos


A queda da presidente Dilma na quarta-feira, fato que já era esperado, gerou protestos  em algumas capitais. Quando houveram as manifestações contra a então-presidente milhares de pessoas se juntaram em ruas e avenidas, mas não havia vandalismo, por que agora  esses que protestam depredam bens públicos e particulares?  Às vezes a liberdade tem interpretações equivocadas.


Fritura


A eleição desse ano em Sarandi já está deixando á mostra o que parece ser uma inteligente manobra politica visando já à próxima eleição municipal.  Alguns nomes que poderiam obter expressiva votação para vereador no pleito de 2016 estariam automaticamente se habilitando a cargo maior na próxima eleição.  Ou foram “fritados” em 2016 ou dividirão votos dentro dos mesmos setores ou áreas e respectivamente com votações não muito expressivas e assim  não sendo um possível candidato a prefeito na próxima eleição. Ingenuidade de um lado e esperteza e malandragem já conhecida do outro lado.


Por José Leal


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.




0a0aa00a0a0a11jornal21 copiar 0a0aa00a0a0a11jornal21 copiar
0a0aa00a0a0a11jornal21 copiar
rodape diario novo 05 12 15