menu
Colunas

Sarandi - Sarandi em Fatos 14/11


Data de publicação: 14 de novembro de 2016
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Leitor I


Leitor envia mensagem ao colunista com o seguinte teor. “Sobre as famílias que ocuparam terreno da prefeitura no vicentinos deixo minha opinião, não sou contra a luta pela moradia mas é preciso lembrar que os empresários  que receberam terrenos na área industrial na BR , em acordo com a prefeitura, 386 aceitavam pagar entre 20 e 30 por cento do terreno mas uma emenda ao  projeto  retirou esse pagamento que poderia ser aplicado na compra de terrenos para construir casas populares.”.


Leitor II


A imaginação do leitor está fértil. “Um dos pratos mais consumidos depois da eleição é filé de traíra, para alguns tem sido indigesto e tem gente até encontrando espinho nesse filé e difícil de engolir”.


Heróis


Na sessão da Câmara de Vereadores do dia 31 de outubro, entre outras homenagens, o Legislativo homenageou o policial militar Juliano Gubert, morto em serviço, com o nome de uma rua. O capitão Ragnini, na tribuna, agradeceu a homenagem e a lembrança da BM. O capitão disse que heróis não são o Batman ou Superhomem e sim os soldados da Brigada Militar, disse que é preciso olhar com respeito para a BM,. Aproveitou para reclamar apoio da comunidade para as necessidades da corporação.(foto)


Lixo


Já foi tema dessa coluna, mas o problema continua. Nas proximidades do loteamento acima da Salwipa muito lixo continua sendo depositado. São restos de construção, moveis e lixo doméstico deixados no local. Alguns moradores já construíram suas casas no local e tem que conviver com o lixo na entrada do loteamento deixado por moradores da cidade.



Perfil I


Os dados do TSE, Tribunal Superior Eleitoral revelam o grau de instrução, ocupação e como ficou distribuída a votação para o cargo de vereador  na eleição de outubro de 2016 entre os eleitos. Mostram também em que faixa etária as siglas conseguiram mais votos no dia 02 de outubro.


Quanto ao grau de instrução, a nova Câmara de Vereadores terá três eleitos com formação superior completa, outros cinco com ensino médio completo, dois com o ensino fundamental incompleto e um eleito com ensino fundamental completo.


Outro levantamento feito pelo TSE é relacionado é ocupação dos onze vereadores eleitos. Assumirão tendo como ocupação dois   aposentados, dois agricultores, um servidor publico estadual, um psicólogo,  um diretor de empresa, um fiscal e um dos eleitos consta como tendo como ocupação vereador.


Perfil II


Com relação á idade dos vereadores eleitos à maioria está acima dos cinquenta anos. Entre 55 e 59 anos foram eleitos cinco vereadores, entre 35 e 39 anos foram três eleitos, entre 40 e 44 anos foram eleitos dois vereadores e um entre 45 e 49 anos.



Leitor


Cleo Barbiero




IPTU


A prefeitura está lembrando os contribuintes para o prazo de pagamento do IPTU. O não pagamento resulta em cobrança fiscal e mais tarde judicial. A inadimplência com esse imposto chega a 35 por cento. Essa contribuição representa cerca de dez por cento da receita do município. Esse ano não haverá isenção de multas ou juros como nos anos anteriores em razão do ano eleitoral.



IPE


A agencia do IPE comunica aos beneficiários de Sarandi e da região para que  atualizem seus dados cadastrais acessando o site  ipe.rs.gov.br. comunica também que no site do IPE os beneficiários também  tem as noticias , emissão  de boletos, documentos para declaração de renda, pedidos de reembolso de anestesias, relação de médicos credenciados e outros serviços.. O endereço é ipe.rs.gov.br . A agência de Sarandi atende dez municípios da região



Leitor Geferson Gelain



Orçamento


A previsão de receita, orlamento, do município para 2017 ainda não está pronta. Está dependendo de algumas decisões do futuro prefeito Cardozo. Ele deverá reduzir de onze para seis ou sete o numero de secretarias. Depois disso o orçamento será concluído, pois nele deverá constar  toda a previsão orçamentária para o próximo ano, incluindo  o que será gasto com salários.



Presidência


Nas tratativas para a presidência da Câmara de Vereadores, segundo ouve-se nos bastidores, para os próximos quatro anos, a presidência em 2017 deverá ser do estreante Alex Rodrigues. Estará deixando seu nome na história politica de Sarandi eternizando seu nome na galeria dos presidentes do Legislativo Municipal.



Contatos


Mesmo antes de assumir, o prefeito eleito Cardozo n, esteve esta semana em Brasília participando de evento da Confederação Nacional dos Municípios e adiantando contatos e futuras tratativas em busca de recursos para seu mandato.



BM


Vem recebendo muitos elogios a atuação da Brigada Militar no controle do excesso do volume do som nos carros no centro da cidade. Alguns exageros estavam ficando isuportáveis. Se é lei deve ser cumprida.



Leitor


Jonas Pasqualoto



Bolsa Família



Diminui numero de beneficiários do Bolsa Família em Sarandi .No Estado, mais de 46,2 mil cadastros do programa Bolsa Família no Rio Grande do Sul apresentam irregularidades, conforme apontou o  Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).Em Sarandi não há ainda um número definitivo de  cadastros irregulares, ou, fora dos limites de renda estabelecidos pelo Governo Federal.  Mesmo assim o número de famílias beneficiadas tem diminuído segundo informa o CRAS. Em  agosto eram 760 beneficiários, esse número caiu para 680 em outubro. As famílias, divididas em grupos, são  chamadas a comparecerem no CRAS para atualização de dados, quem não comparece tem o benefício bloqueado e recebe mais um prazo para comparecer no CRAS para regularizar essa situação. Os dados são enviados ao Governo Federal que é quem determina quem deve continuar recebendo o Bolsa Familia ou não.


Por José Leal



0a0aa00a0a0a11jornal21 copiar 0a0aa00a0a0a11jornal21 copiar
0a0aa00a0a0a11jornal21 copiar
sarandi 14 11 6