menu
Colunas

Sarandi - Sarandi em Fatos 24/02


Data de publicação: 24 de fevereiro de 2017
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Feriado


O vereador Alex Rodrigues diz ter ouvido boatos de que estaria tramitando na Câmara de Vereadores projeto transferindo o feriado de Santo Antônio do dia 13 de junho para o domingo, destaca que não há projeto tramitando e que os vereadores foram convidados para uma reunião para tratar das câmeras de monitoramento e chegando na reunião o assunto foi a transferência   do feriado, destaca que esse assunto será tratado assim que o projeto chegar no Legislativo e adianta que o tema será polemico pois já ha manifestação de populares e entidades sindicais.



Crescimento


O crescimento da construção civil de Sarandi surpreende cada dia mais. Segundo corretor de imóveis de Sarandi, em três anos a cidade terá mais de 300 novos apartamentos á venda.



Cargos I


Em  sessão que iniciou as 18 .00 horas e se estendeu até após as 23.00 horas, no dia 13 de fevereiro, segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Sarandi aprovou Projeto de Lei Complementar do Executivo Municipal  com criação e extinção de cargos, fixação de novos salários  e troca de denominação de algumas funções no Executivo. 


A bancada do PDT apresentou um total de doze emendas, oito  delas extinguindo cargos e funções em várias secretarias ou departamentos, três modificativas e uma aditiva. Desse  total, duas das Emendas Supressivas fora,  aprovadas pelos vereadores do PDT e do REDE com o voto de desempate do presidente Edson Cezimbra  com a extinção de  cinco cargos  na Secretaria da Agricultura e no Departamento de Engenharia e uma outra Emenda, também aprovada,  essa da bancada do REDE e do vereador Airton Ortiz , com apoio da bancada do PDT  onde  as secretarias de habitação, infraestrutura e saneamento e regularização fundiária passam a formar uma só secretaria. Essa Emenda recebeu também os votos das bancadas do PP e PT.



Cargos II


Nas justificativas ás Emendas, a bancada do PDT alega que com a redução de cargos sugerida não prejudicaria os trabalhos da Administração Municipal e  haveria uma redução de mais de 600 mil reais em salários  além dos  400 mil reais que o Executivo justifica que serão economizados com  as reformulações, extinções e criação de cargos.



IPTU


Foi lida na sessão da Câmara  de Vereadores da segunda feira indicação dos vereadores Airton Ortiz e Alex Rodriguez solicitando ao Executivo para que não seja mais cobrado o IPTU  dos moradores das chamadas áreas verdes e irregulares até sua regularização e que aos que estejam sendo cobrados, que seja elaborada lei e enviada à Câmara de Vereadores abonando o saldo devedor.  Na justificativa os vereadores dizem que muitas situações irregulares foram criadas  pelo próprio município que no passado não respeitava a lei para construção de loteamentos  segundo os vereadores Alex e Airton. Representante do Executivo será ouvido sobre esse assunto.



Sucesso


A transmissão via Facebook das sessões da Câmara de Vereadores estão atingindo o sucesso esperado e até surpreendendo o presidente Cezimbra. Somente na primeira sessão transmitida, dia 13 de fevereiro, até a manhã do dia 14 já eram mais de 13 mil visualizações. Novos equipamentos estão sendo adquiridos para manter uma  boa qualidade de imagem e áudio para as próximas sessões;



DEM


Liderança municipal do DEM diz que o partido está mobilizado. Deverá realizar reunião/jantar  e destinará o lucro para entidades beneficentes.


Secretário


Vereador “Jonka” anunciou na segunda-feira que estava de saída da Câmara de Vereadores. Deverá assumir a Secretaria de Obras.


Forum


Informações extra oficiais dão conta de que o Forum de Sarandi poderá ter o prédio ampliado. O que descartaria a construção de um novo prédio.


Deputado


Informação já adiantada nessa coluna foi reforçada na segunda-feira. O vereador Alex Rodrigues  disse que ne sua viagem a Porto Alegre recebeu informações  na Casa Civil do Governo do Estado que o presidente do Legislativo, Edson Cezimbra, tem seu nome cotado para concorrer a Deputado Estadual e adianta seu apoio incondicional á essa candidatura.



Febre


A Secretaria da Saúde de Sarandi iniciou esta semana senso nas comunidades do interior para adiantar a vacinação contra a febre amarela que será feita em todo o município, a prioridade será a população do interior na primeira etapa.


Frase


“Não sou dinheiro, por isso não preciso que todos gostem de mim”.



José Leal



Sarandi Sarandi em Fatos 100217 Sarandi Sarandi em Fatos 100217