menu
Colunas

Sarandi - Sarandi em Fatos 24/03


Data de publicação: 24 de março de 2017
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Feisa I


Clima de otimismo marcou o lançamento de Feisa 2017 na noite da quarta-feira.  Mesmo tendo á frente na maioria jovens empresários, a Acisar mais uma vez profissionaliza a feira. Uma das preocupações demonstradas no lançamento é fazer com que Sarandi tenha retorno com a feira com o controle da expedição de notas fiscais nas vendas.


Skate


Na semana passada foi tema dessa coluna a situação da posta de skate e reclamação de um skatista que afirmava que os próprios skatistas estariam realizando reparos no local. O presidente do CMD, Marcos Sacon, informa, em nome da Secretaria Municipal de Educação, de que aquela secretaria já estava providenciando os devidos reparos na pista. Material já foi depositado no local, Serão também refeitas a parte elétrica e o piso e ainda instalação de um portão. Futuramente a pista terá a responsabilidade repassada á associação dos Skatistas através de documento a ser elaborado.


Recursos


Vereador Lorini anunciou esta semana o anuncio da liberação de verbas federais no valor de 250 mil reais do deputado Pepe Vargas, 150 mil reais do deputado Paulo Pimenta e 100 mil reais do deputado Marco Maia. Todos do PT.


Milhões


Informação repassada por integrante do primeiro escalão da Administração Municipal revela que a prefeitura tem para receber mais de cinco milhões de reais de dividas de munícipes com os cofres públicos.  A prefeitura está dando  oportunidade para que os contribuintes em dívida ativa, possam quitar seus débitos junto a fazenda municipal.  Está sendo concedida anistia de multas e remissão de juros aos contribuintes que quitarem, em única parcela, o total dos seus débitos junto a Fazenda Pública Municipal, no percentual de 100% até 30 de julho de 2017, e no percentual de 50% até 30 de outubro de 2017.


Sonegação I


Informação recebida pelo colunista é preocupante. Em 2016 Sarandi recebeu do FPM, Fundo de Participação dos Municípios, o montante de 16 milhões de reais. O valor pode parecer alto, mas considerando outros municípios menores da região a noticia assusta. Ronda Alta, bem menor que Sarandi, recebeu 8 milhões e Barra Funda quatro milhões . Os dados são da Secretaria Estadual da Fazenda.


Sonegação II


O FPM resulta da arrecadação de impostos no município e sua participação na arrecadação federal. Então, como explicar que municípios bem menores que Sarandi tenham recebido, proporcionalmente, valores que se considerarmos o tamanho, receberem mais que Sarandi.


Sonegação III


Outra informação preocupante. Entre as maiores empresass de Sarandi estão as que menos arrecadam impostos, as que menos proporcionam retorno do ICMS. Quem sabe explicar isso?. Se perguntarem ao Temer ele diria, “  eu não sei mas a Marcela sabe”


Empregos


Nem tudo é noticia ruim. Por outro lado algumas dessas empresas empregam pessoas de Sarandi. E esses salários ficam no nosso comercio.


Fórum


Em entrevista com o presidente da sub seção da OAB, advogado Jorge André Ortolan, após audiência  esta semana junto ao Poder Judiciário Estadual, sobre a construção de um novo prédio para o Fórum, ampliação do prédio atual ou instalação de uma segunda vara jurídica, a  posição mais  próxima de ser colocada em prática será a ampliação do prédio atual. Segundo o presidente da AOB, a dificuldade financeira do Estado é o motivo principal.


Fórum II


Segundo Ortolan, na lista de prioridades para construção de prédios ou ampliações ou ainda instalação de varas judiciais, Sarandi está na sétima posição. Atualmente no Fórum de Sarandi cerca de 12 mil processos aguardam julgamento.


Chapão


Prefeito Cardozo, no lançamento da Feisa, ao falar sobre  a expectativa de sucesso na feira e oque Sarandi tem a oferecer para quem vir para cá, disse que Sarandi é a “ capital nacional do chapão” ao referir-se á nossa gastronomia.



Frase de Semana


Se fiofó piscando gerasse energia, Brasília seria autossustentável.



José Leal



fatos copiar fatos copiar