menu
Colunas

Sarandi - Sarandi Em Fatos 04/08


Data de publicação: 4 de agosto de 2017
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Dividas


Encerrou na segunda-feira o prazo concedido pela prefeitura para o pagamento de dívidas com o município com isenção de juros e multas. Importante destacar que de agora em diante a prefeitura é obrigada por legislação federal a incluir no Serasa quem tem dívidas em atraso com a fazenda municipal.


Economia


A Administração Municipal já comemora a redução inicial da previsão de gastos em 2017. Segundo fontes do Executivo, a redução de salários e rompimento de contrato com a empresa que terceirizava serviços na área  da saúde reduziram os gastos além  das previsões iniciais. Fontes revelam que salários na área da saúde foram diminuídos  pela metade em alguns casos.


Lixo


Projeto de lei que regulamenta a coleta do lixo promete mais capítulos. Fonte do Executivo revela que emendas apresentadas pela Câmara de Vereadores estabelecendo que o município  deverá determinar um local fechado para o depósito de resíduos sólidos e a não cobrança da taxa de coleta do lixo para moradores de áreas  verdes ou irregulares poderá ser vetada. O Legislativo pode aprovar ou não os vetos.


Criminalidade I


Índices de criminalidade apontam  para diminuição em Sarandi .Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, com os números   de 14 delitos, mostram que a tendência em Sarandi é diminuir o numero de ocorrências em comparação ao ano passado, ao menos nos três  primeiros meses entre os casos com mais ocorrências. Os dados da secretaria mostram que no primeiro semestre de 2016, as maiores ocorrências  foram, furtos, com 107 casos entre janeiro e junho, 10 casos de abigeato, 29 casos de furtos em veículos. No mesmo período do ano passado, entre  janeiro e junho foram 16 casos de estelionato em Sarandi e 13 envolvendo delitos relacionados com armas de foto.


Criminalidade II


Nesse ano de 2017, pelos números levantados entre janeiro e março, ultimo levantamento apresentado,  a tendência é de diminuição. Nos três primeiros meses de 2016, entre os 14 delitos controlados pela Secretaria Estadual de Segurança Publica, foram 62 casos de furtos, em 2017 nesse mesmo período foram 46, nos casos de abigeato, entre janeiro e março de 2016 foram nove casos, em 2017 dois casos.   Entre janeiro de março do ano passado foram registrados 13 casos de estelionato, em 2017 foram dois casos.


JCI


Já está disponível  o aplicativo para celular disponibilizado pela JCI com o guia telefônico de Sarandi. Uma excelente iniciativa. Agora no celular e em qualquer lugar a lista pode ser acessada, tanto pelo número como pelo nome do titular da conta telefônica .


Plebisul


No dia 07 de outubro os organizadores do Plebisul, movimento chamado O Sul é Meu País, realizam plebiscito nos três estados do sul do Brasil. A pergunta será se os moradores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina querem formar um país independente. Conversei semana passada com Paulo Schuch, Superintendente do movimento no Estado quando foi anunciado que em Sarandi estarão á disposição pelo menos três urnas para votação.


Prá voar


A Rádio Sarandi lançou esta semana a promoção “Dia dos Pais É PRA VOAR!!. - Marque o Paizão que merece um voo panorâmico de aproximadamente 40 minutos . compartilhe banner da promoção na página da rádio no Facebok veja como participar.
O Papai mais sortudo vai GANHAR um VOO PANORÂMICO pela nossa região com direito a 2 ACOMPANHANTES .O Sorteio será no sábado, dia 12 de agosto, às 10h30min .O voo será no domingo, Dia dos Pais, às 15h .* Em caso de mau tempo o voo poderá ser transferido para o próximo domingo, 20 de agosto.


Trevo


A intenção do vereador Gilmar Martinazzo, PTB, de Nova Boa Vista, de ver construído um trevo em Beira Campo, Sarandi, no acesso ao ou seu município, “deu na trave “, ao menos por enquanto. A feliz iniciativa do vereador esbarrou na falta de recursos no DNIT, órgão responsável pelas rodovias federais.


Inusitado I


Pastor decide mudar de carreira e coloca igreja à venda de um jeito bem capitalista em Santa Catarina. Veja a figura. No anúncio diz “.Vendo ponto .igreja montada. R$ 80.000.00. Oportunidade única. Vendo igreja com palco ,púlpito com som, bateria, e teclado. 200 cadeiras  300 fiel com bons dizimistas rendendo +/- 7 mil reais mês menos valor aluguel imóvel 1.400 reais. Tudo depende de seu poder de persuasão . Fotos e mais informações pelo watsapp............


Inusitado II


è bom ressaltar que com certeza não se trata de uma “ igreja” séria, com pastor com a devida formação nem com um sacerdote também  com a devida formação e qualificação.


Eles voltarão


Você votaria novamente nesses Deputados Federais gaúchos ?Em 2018 eles voltarão. Ao todo, 12 parlamentares gaúchos se posicionaram a favor de Temer e contra o encaminhamento da denúncia ao STF.  Alceu Moreira (PMDB)  ,Cajar Nardes (PR) , Darcísio Perondi (PMDB) ,  Giovani Cherini (PDT) ,Ausente  ,José Fogaça (PMDB) , José Otávio Germano (PP) , Mauro Pereira (PMDB) , Osmar Terra (PMDB) , Renato Molling (PP) ,Ronaldo Nogueira (PTB) , Sérgio Moraes (PTB) , Yeda Crusius (PSDB) .


 



 


José Leal


 



jose leal fatos jose leal fatos