menu
Colunas

Sarandi - Sarandi em fatos 11/08


Data de publicação: 11 de agosto de 2017
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Presídio


Muito tem sido falado nas ultimas semanas sobre o presídio estadual de Sarandi e sua transferência para outro local. Algumas pessoas ainda confundem o que está sendo tratado, para alguns trata-se da construção de mais um presídio quando na verdade trata-se da  venda do terreno do atual presídio e mais uma área do Estado, próximo ao trevo de saída para Rondinha e a construção de outro presídio na região de Beira Campo. O problema, e que não dá muitas esperanças a médio prazo, é a falta de dinheiro pelo Estado que está  literalmente falido. A venda dessas duas áreas renderia cerca de três milhões de reais e a construção de um presídio custaria cerca de 15 milhões.  Difícil.


Bancos I


Leitor reclama que repetidas vezes nos finais de semana não há dinheiro disponível para saque nos caixas eletrônicos da Caixa Federal de Sarandi.


Bancos II


Em relação ao mesmo tema, os bancos mantém em suas publicidades o chamado “ banco 24 horas “ mas na agência local do Banrisul o aceso aos caixas eletrônicos  é somente até as 20;00 horas.


Bancos III


Ainda não foi colocada em prática a lei aprovada pela Câmara de Vereadores, de autoria dos vereadores Alex Rodrigues e Airton Ortiz, que estabelece a permanência de um segurança dentro da agência bancária as 24 horas, em sistema de rodízio conforme a carga horária da categoria dos vigilantes. Presidente de uma instituição financeira adiantou que mobilizaria as demais instituições para derrubar a lei. Alega aumento de custos para os bancos ou cooperativas de créditos.


Frase


“Reforma da Previdência. Trabalharás e no caneco tomarás”


Sorria


Um programa de grande alcance social e inclusão além da melhora na auto estima é o chamado Brasil Sorridente. Programa ao qual o município de Sarandi aderia através da Secretaria da Saúde. Em sete meses já foram doadas mais de cem próteses dentárias a pessoas necessitadas. Um programa importante de pouca visibilidade mas que merece destaque.


Assalto


Os réus, Paulo Augusto Arruda Hoff, Daniel Dolores dos Santos e Marco Aurélio de Almeida , que no dia 06 de maio de 2013 assaltaram a agência do Bando do Brasil de Sarandi serão novamente levados a julgamento no Fórum de Sarandi. Os três já haviam sido julgados nos dias 19 e 20 de outubro de 2015 e foram condenados e tiveram as penas definidas em 37 anos, 32 anos e 23 anos de prisão.  


Na época os três foram condenados  pelos crimes de formação de quadrilha, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, porte ilegal de armas de fogo e munição de uso permitido, porte ilegal de armas de fogo e munição de uso não permitido e restrito, roubo majorado, homicídio tentado, disparo de arma de fogo, sequestro tentado, cárcere privado e homicídio tentado perante os reféns do assalto, roubo de dois veículos.O julgamento ocorrido nos dias 19 e 20 de outubro de 2015 foi anulado. O novo julgamento será no dia 24 de agosto as 17 horas no Forum de Sarandi.


Lixo


Com o excesso de reuniões , opiniões, discussões e mudanças no projeto, a implantação da coleta seletiva de lixo vai sendo postergada e as lixeiras ou containers vai ficando para depois. Enquanto isso não acontece, no centro da cidade, por não ter um local adequando para a colocação do lixo, alguém resolveu de uma forma prática e método antigo. Colocou um tonel no canteiro central da Avenida Expedicionário. Tente, invente, não precisa fazer algo diferente, faça o que pode ser feito. ( foto)


PTB


O PTB de Sarandi, que teve o diretório extinto pela ultima direção, está se reagrupando novamente. Em breve uma nova executiva municipal será criada. Tratativas já estão sendo feitas.


Asfalto


Ainda não foi divulgado pela prefeitura quais serão as ruas ou avenidas que receberão o asfaltamento ou recapeamento. Indagado no programa da prefeitura na Rádio Sarandi , o secretário Piccini não revelou a relação.  Revelou porém que serão 30 ruas totalizando cerca de 50 mil metros.  Acrescentou que as obras devem iniciar até novembro. Alguns proprietários deverão pagar pelo beneficio  conforme lei em vigor a mais de dez anos. Esses proprietários pagarão 60 por cento do asfalto, 30 por cento para cada morador de cada lado da rua ou avenida.


Pai da Criança


Alguns temas de interesse do município tem mobilizado lideranças nas ultimas semanas. Audiências separadas trataram da transferência dos tratamentos de câncer de Erechim para Carazinho e a situação do presídio . Com tanta foto  e noticia divulgada fica difícil  saber quem será “ o pai da criança” .


Frase


Não sou dinheiro. Por isso não preciso que todos gostem de mim.


Fim sugestões, colaborações, criticas. Pelo e mail [email protected].


 



 


José Leal


 



JOSE LEAL FATOS JOSE LEAL FATOS