menu
Colunas

Sarandi - Sarandi em fatos 29/09


Data de publicação: 29 de setembro de 2017
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Professores I


Uma sessão tensa marcou a reunião do dia 25 de setembro na Câmara de Vereadores. O motivo, reclamação da vereadora Denise Gelain na sessão anterior, dia 18 de setembro, de que denuncia feita em 2014 de efetividade dada na época para professora licenciada em escola municipal. O fato gerou  polêmica e tensão entre professores e a vereadora. A Coordenadora Municipal de Educação, Marcia Beckmann, emocionada,  reclamou do tom da denúncia e falta, na sua opinião, de aspecto mais humano na denuncia pois a professora estava em licença por gravidez de risco. A vereadora Denise defendeu que cumpriu seu dever como fiscalizadora e legisladora e criticou a “ pessoalização”  feita á ela sobre a denuncia .


Professores II


Com momentos mais exaltados , tensos e emotivos, a sessão teve um final brando com a condução feita pelo presidente do Legislativo Delegado Cezimbra. A experiência como policial  e lidar com momentos de tensão ajudou para conduzir a reunião que deverá  levar  a denuncia a um fim pacífico.


Leilão


Amanhã, sábado, será realizado o leilão de veículos e máquinas da prefeitura. Se vendidos pelo preço mínimo estabelecido no projeto a prefeitura arrecadará pouco mais de 857 mil reais.


Coligações I


Com o fim das coligações nas eleições para vereador, em Sarandi,  se a nova regra estivesse em vigor ,pelos resultados da ultima eleição haveria   mudança na composição da atual Câmara de Vereadores. Como pela nova regra, além do fim das coligações, os onze mais votados estariam eleitos, o suplente Paulo Colett ficaria com a vaga de Rudimar Signor, respectivamente com as seguintes votações, 467 e 482. Isso devido ao quociente eleitoral que não mais existirá .


Coligações II


Com a nova regra, pode outro fator ocorrer, o fim do excesso de candidatos. Quem tiver consciência de que não alcançará um mínimo  de 500 votos  pode não aceitar ser candidato deixando os partidos com dificuldade em conseguir candidatos. Por outro lado mais facilidades para quem concorrer, menos candidatos menos concorrência.


Passeios


Objetivando melhorar a situação para os pedestres e também o visual da cidade, a prefeitura estará colocando em prática novas regras para os passeios públicos . Medidas como a obrigatoriedade de construção, liberação de construções somente com o passeio pronto e mais tarde a padronização. Medidas, muitas delas, que já estão regulamentadas pelo Código de Posturas a muitos anos. É preciso ter o cuidados para não ficar “ enxugando gelo  ‘. notificar os proprietários  e não cobrar a construção dos passeios pois já existe lei regulamentando isso mas não cumprida. Assim como a construção de muros ou cerca e limpeza dos terrenos baldios.


Comemoração  I


Texto divulgado esta semana mostra a satisfação dos órgão de segurança de Sarandi com o atendimento  pelo Estado de pleito feito para a designação de policiais da reserva para atuar no vídeo monitoramento. “Por iniciativa do comando da Brigada Militar de Sarandi ,foi solicitado ao GAP ,participar do pleito, de incluir Sarandi  no projeto do governo estadual, de nomear policiais da reserva para operar no vídeo monitoramento, em contato com o secretário adjunto da secretaria de segurança, nosso pedido foi atendido, assim, a comunidade pode contar com mais 2 policiais, estamos de parabéns, isso mostra que Unidos podemos sempre somar ações para a segurança pública da nossa cidade  pode contar com mais 2 policiais, estamos de parabéns, isso mostra que Unidos podemos sempre somar ações para a segurança pública da nossa cidade


comemoração II


Nesse benefício para a segurança pública de Sarandi, mais uma vês esteve presente o sarandiense Everton Oltramari, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Oltramari já atuo em outros oportunidades em beneficio de Sarandi na vinda de viaturas para os órgãos de segurança pública, interferência  em beneficio de Sarandi que tiveram o caminho aberto pelo empresário José Henrique Grossi, primo do Coronel Everton com o qual mantém estreita ligação.


Turno Único


Deverá entrar em vigor no dia 1 novembro até  31 janeiro de 2017 o turno único para os funcionários da prefeitura, com exceção aos serviços de saúde e educação e hidroginástica.  Emenda  apresentada pelos vereadores  Airton Ortiz e Alex Rodrigues estende o turno único até final de fevereiro, em sessão extraordinária na quarta-feira dessa semana, a pedido da bancada do PDT, o projeto teve a votação adiada. Os vereadores querem antes conversar com o sindicato dos funcionários municipais.


Sossego


Está acabando a paciência dos moradores da Avenida Expedicionário, entre a UPF e o trevo com a BR 386. Um desses moradores, um dos muitos que já procuraram o colunista, diz que abaixo-assinado já foi elaborado e entregue ás autoridades mas as providências não aparecem. Relata que numa dessas oportunidades uma viatura da policia ficou estacionada praticamente no meio desse trecho e que o resultado foi comemorado pois não houve excessos  de som automotivo. Providência que querem que se repita nos finais de semana.


 



 


José Leal


 



jose leal fatos jose leal fatos