menu
Colunas

Sarandi - Sarandi em fatos 18/12


Data de publicação: 18 de dezembro de 2017
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Segurança II


Nos últimos meses tem aumentado de forma assustadora o numero de assaltos em Sarandi, são  taxistas, entregadores e outras pessoas, principalmente á noite, mas, agora, assaltos estão ocorrendo também durante o dia. Na maioria dos casos os assaltantes estão armados de faca. Os roubos são na maioria de dinheiro e celulares. A maioria dos assaltos ocorrem na Rua Tiradentes e Rua Julio Mailhos na região próximo ao patronato. Recentemente uma jovem foi assaltada durante o dia e outro jovem morador na Rua Julio Mailhos foi conduzido sob a ameaça de uma faca  até próximo á AABB onde foi assaltado e solto.


Segurança II


Esses fatos geraram comentários em redes sociais; Um deles mostra  a revolta do  internauta. “É revoltante até nojento ver em Sarandi marginais roubar as pessoas e bater de de facão em uma jovem indefesa por um celular já entregue nas mãos dos marginais !!tem gente que diz que são daí  do…...  (   ) não adianta polícia ir até lá porquê eles se escondem!!ai eu pergunto cáde a inteligencia da polícia?? Cadê o exército se cinquenta polícias faz uma limpa..da para varrer .todas as casas. Ou será que a população vai ter fazer alguma coisa para solucionar !ou será que o perder público de Sarandi esta acoado???  “ Esse é o texto de um internauta publicado no Facebook. Parte do texto não foi publicada onde citava bairro de Sarandi.


Creches


Foi publicado nessa coluna na edição anterior parte do texto da lei aprovada pela Câmara de Vereadores onde estabelece que no site da prefeitura deverá constar a lista de espera , o numero de vagas e nos nomes dos alunos matriculados nas escolas de educação infantil de Sarandi. O projeto, já sancionado pelo prefeito Cardozo, é de autoria dos vereadores Erni Maciel, Denise Gelain, Rudimar Signor, Vilmar Azeredo A coordenadora Municipal de Educação, Márcia Bekcmann, explica que um decreto tratando, entre outros assuntos relativos á educação, esta sendo elaborado em conjunto pela SME e o Conselho Municipal de Educação onde  as vagas nas creches também estava sendo tratado. Com a lei aprovada pelo Legislativo, a SME e o Conselho Municipal de Educação estarão reformulando o decreto com a inclusão   do que contém a lei.


Creches II


Em resumo, duas iniciativas positivas pela transparência no controle das vagas nas creches, O município tem a obrigatoriedade de fornecer vaga para crianças de 4 a 5 anos até o ensino fundamental,  crianças de 0 a 3 anos não tem o município essa obrigatoriedade. O Conselho Municipal de Educação deverá se manifestar nos próximos dias sobre o decreto e a lei que serão apresentadas á comunidade na próxima terça-feira. Segundo representante do Conselho, leis na área da educação devem prioritariamente passar por esse órgão, até mesmo  decisões da  SME.


Receita


A receita, ou orçamento de Sarandi para 2018 tem a estimativa de R$ 74.050.150,00.


Feira


O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Sarandi, Sintraf, já divulgou a programação da 4 Feira da Uva e Agroindústria  Familiar de Sarandi e Região. O evento será nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. O local ainda não  foi definido. No ano passado não foi permitida a realização na praça  da igreja matriz e foi realizada na Avenida Expedicionário.


Trânsito


Obras de reestruturação do trânsito em Sarandi paralisadas.


Impostos


Brasileiros já pagaram dois trilhões reais em impostos, em 2017. É o que diz o Impostômetro. O número indica que, em média, municípios, estados e a União morderam cerca de 10 mil reais daquilo que cada trabalhador recebeu de salário entre janeiro e dezembro. Em 2016, a marca foi atingida em 29 de dezembro, ou seja, bem depois. O que mostra que a arrecadação disparou, neste ano. Em nota, a Associação Comercial avaliou que parte do avanço é consequência de uma melhora da economia. Mas também cobrou um controle maior das contas públicas e políticas econômicas mais eficientes.


Presídio


Continua a mobilização dos moradores e proprietários das regiões dos bairros Beira Campo e Papagaio e distrito de Ati Açú contra a construção de um presídio naquela região do município. Em audiência com os vereadores foram informados de que como a área pertence ao Estado cabe a ele decidir se constrói ou não e onde. A verdade é que por enquanto não há motivo para preocupações pois na situação financeira em que se encontra o Estado a construção de um presidio que custará mais de 15 milhões de reais é praticamente impossível. Mas cabe ressaltar a mobilização dos moradores.


Carnaval


Teremos em 208 a volta do carnaval de salão em Sarandi nos moldes dos bons carnavais. Será dia 03 de fevereiro, pré carnaval. Todos os antigos blocos serão convidados. Novidades na próxima semana.


Fim


“ Não sou dinheiro, por isso não preciso que todos gostem de mim “ 


 



 


José Leal


 



jose leal fatos jose leal fatos