menu
Colunas

Sarandi - Sarandi em fatos 16/02


Data de publicação: 16 de fevereiro de 2018
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 


Fusão I


Após convenção, nas dependências do SICREDI, o GAP, Grupo de Apoio á Policia de Sarandi,  recebeu no dia 08 de fevereiro o superintendente da polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, delegado regional , e, entre vários assuntos o destaque foi a notícia que Sarandi juntará a delegacia da PRF de Passo Fundo em Sarandi. “ Vale lembrar que o GAP, quando do rumor de fechamento da delegacia da PRF de Sarandi, liderou movimento para a permanência,  realizando reformas substanciais nas instalações, contou com o apoio do poder judiciário, ministério público e de vários colaboradores, pessoas físicas e jurídicas. Os investimentos que foram feitos, o trabalho dos policiais, e o ponto estratégico foi fundamental para Sarandi ficar na condição de delegacia, agora acumulando a de Passo Fundo, a notícia é muito boa para a segurança pública da cidade, estamos de parabéns” , comentou o presidente do GAP,  Nilson Rempel.( Fonte GAP)


Fusão II


A 14 Delegacia da PRF de Sarandi passará a ser a oitava com a fusão entre a delegacia de Passo Fundo e Sarandi. A delegacia de Passo Fundo será extinta e a delegacia de Sarandi terá a área de atuação ampliada para 800 quilômetros e cinco postos. Segundo informações, a oitava delegacia de Sarandi terá o “ dobro  em serviço mas também em policiais”. (foto)


Padre Augustino


 



 


A Paróquia São Batista de Campos Novos recebeu nesta sexta-feira (9) um novo sacerdote.  O Padre Augustino Sopelsa (CS) foi nomeado como Vigário Paroquial pelo Superior Regional, padre Agenor Sbaraini(CS)  .Padre Augustino tem 83 anos e foi ordenado sacerdote há 56 anos.  Foi ordenado em 4 de fevereiro de 1962, pelo então arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Cláudio Kolling. É gaúcho natural de Arroio do Meio (RS), onde nasceu em 18 de maio de 1934.  Padre Augustino diz que vem a Campos Novos com o propósito de servir à Igreja e a todos os que o procurarem, de modo especial, nas confissões, no atendimento aos enfermos e às pessoas que precisam de orientação espiritual. (foto)


Carnaval I


 



 


Como realiza todos os anos, o Centro de Cultura Sarandiense, Tragologia, uniu seus associados nas noites de 10 e 12 de fevereiro para o carnaval na sua sede na Linha Jacutinga. Duas noites de alegria e descontração.(foto)


Carnaval II


Chamou a atenção a noticia de que para o feriado de carnaval o presidente Temer viajou para Marambaia e levou junto 60 pessoas, entre assessores e funcionários. Houve também nesse carnaval quem disse que o ex-presidente Lula desfilou no bloco 50 Tons de Pinga.


Sorridente


Programa Brasil Sorridente implantado a vários anos pelo Governo Federal foi também adotado pela prefeitura de Sarandi através da Secretaria Municipal da Saúde.. Em 2017 foram fornecidas 250 próteses dentárias gratuitamente e para esse ano a previsão é de 350 segundo o secretário Gilmar Picollo.


Presidio


 



 


Excelente reportagem do jornal Folha da Produção na semana passada é um alerta para a iminente fuga ou rebelião que pode ocorrer no presídio de Sarandi devido á superlotação e condições precárias do prédio. Uma tragédia anunciada pode ocorrer a qualquer  momento.  Muito foi dito sobre o presidio mas nada tem sido feito. Muita conversa e pouca ação.(foto)


Trânsito


Explicações sobre as mudanças no trânsito em Sarandi dão conta de que esse serviço está paralisado até que a Corsan efetue e troca dos encanamentos da rede de água. Mas há locais onde  isso já foi feito ou não será necessário  mas os estacionamentos ainda são oblíquos. Um exemplo é a Avenida 7 de Setembro.


Politica


Embate em redes sociais entre membro do legislativo e executivo promete novos capítulos. Independente das motivações  e respeitando os envolvidos , é preciso cuidado para não  virar briga da bugiu.


Dakota


Mais funcionários da Dakota foram demitidos em Sarandi e outros estão pedindo demissão devido a troca de função. Funcionários afirmam que a “ fábrica” virou atelier. Maquinas continuam sendo retiradas segundo funcionários. Por enquanto nenhuma atitude ou busca de explicações por parte das autoridades , nem Legislativo nem Executivo pois a indústria recebeu  benefícios municipais quando veio para Sarandi.


Censo


Está em andamento o Censo Agropecuário em todo o Brasil. Em Sarandi esse trabalho está bem adiantado. Já foi realizado 73% do levantamento e da previsão de  972 estabelecimentos estimados o censo já foi feito em 710.


CMD


Depois de anunciada a troca no comando do CMD, Marcos Sacon volta a ser o coordenador do esporte naquele órgão.


Fim


Não preciso que gostem de mim, não sou dinheiro , concordando ou discordando comigo já está de bom tamanho.


 


José Leal


 



padre algustinho padre algustinho
padre algustinho
carnaval
prisao