menu
Colunas

Sarandi - Sarandi Em Fatos 08/05


Data de publicação: 9 de maio de 2014
Coluna: José Leal
Colunista: José Leal



 




Seguro


Entre os meses de fevereiro a abril desse ano a agência  de Sarandi da Fundação Gaúcha do Trabalho, FGTAS, concedeu mais de 400 benefícios do seguro desemprego. O número sería expressivo não fosse os encaminhamentos para empregos realizados no mesmo período e as pessoas que são formadas nos cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição e já deixam o curso empregadas.


Esculhambação


Está uma verdadeira esculhambação a eleição de outubro desse ano. Nos municípios, estados e no pais todo pouco se vê de manifestação eleitoral. Para isso há uma explicação que é a indefinição da maioria dos partidos sobre candidaturas e principalmente sobre coligações. A sucessão no Estado tem três ou quatro siglas  negociando com outras e aguardando quem dá mais para uma coligação. Tem também sigla  com poucos pontos de preferencia lançando candidaturas pensando somente no segundo turno.  Em Sarandi a situação é o reflexo estadual e nacional. Por enquanto ninguém se manifesta sobre eleição pois não sabe em que palanque estará. Aqui, no segundo turno, poderão estar no mesmo palanque o PP e PDT, ou, o PT e o PDT, ou ainda, o PT e PMDB ou PP e PMDB e ainda,  o PMDB, PDT e PP juntos. Imaginem a cena. Nessa ultima possibilidade não haveria muito desconforto pois uma dessa três siglas vem dividindo palanques nas ultima eleições municipais com mais de um partido ou coligação.


Esculhambação II


Mas em toda essa esculhambação há um lado positivo que é a possibilidade de ressureição de alguns políticos. Pode ser a chance de voltar  á cena politica  mesmo distante de eleição municipal e ainda ao lado de recentes  adversários.


Frase


Quando teu dinheiro pagar minhas contas eu vou me preocupar com tua opinião.


Pedido


Atendendo a pedidos, o colunista não vai mais cobrar asfaltamento na Rua Julio Mailhos no acesso ao Hospital Comunitário. Só resta uma quadra para completar o asfaltamento até o hospital por todos os acessos. Agora chega.


Racismo I


Uma tema abordado com grades espaços na imprensa mundial nos últimos meses são as manifestações racistas no futebol  contra jogadores de futebol e árbitros negros. Entrevistei na  semana passada o ex-jogador Jorge Tabajara sobre o assunto e o ex-jogador de origem negra e hoje policial rodoviário federal emociona-se ao falar sobre o assunto.


Racismo II


Jorge Tabajara, ex-jogador da dupla Grenal e de alguns dos maiores clubes do Brasil, mora em Sarandi a mais de  três décadas  e diz ter sofrido na própria carne o preconceito racial  em Sarandi. Cabe ressaltar que não foi no meio esportivo. Hoje, caso compareça em um evento esportivo, Tabajara será alvo de assédio totalmente positivo pela sua historia no futebol brasileiro, pelo Ipiranga e várias colaborações  no esporte amador local.


Racismo III


Esse tema é tão amplamente explorado  jornalisticamente em todo o mundo que cabe informar aos leitores que  a pouco tempo uma escola  de Sarandi foi assunto na cidade por uma manifestação racista por parte de uma educadora contra a origem negra mesmo que na referida escola houvesse alunos negros. A turma do “ abafa” entrou em cena e o fato  não teve os encaminhamentos que estavam sendo dados.


Galeria


 Anunciado  na segunda-feira, dia 28 de abril,  que uma empresa especializada nesse tipo de obra credenciou-se para fornecer projeto para a recuperação da galeria da Rua Otávio Ribeiro. A Câmara de Vereadores aprovou na segunda-feira autorização para o município arcar com as despesas  do pagamento da água e luz aos moradores atingidos pelo rompimento da galeria. Além  dessa ajuda, esses moradores recebem o Aluguel Social no valor mensal de 500 reaiS


Menores


Sugestão aos responsáveis e autoridades. Menores de idade dirigem veículos no centro de Sarandi em finais de semana e as vezes bebendo bebida alcoólica e também são presença em quase todas as festas e eventos também  consumindo bebidas alcoólicas.  Se isso é permitido, favor ignorar esse recado.


Drogas


A cada apreensão de drogas em Sarandi ou prisão de envolvido ou suspeito vem á tona a Operação Dominó realizada no ano passado com a prisão de 22 pessoas, a maioria ainda detida no presídio de Sarandi. O Delegado Regional da Policia Civil, Edson Cezimbra,  diz que “ todo o processo investigatório ocorreu dentro da mais estrita legalidade, onde as prisões, naquele dia, foram feitas de forma que todos os presos tiveram seus direitos observados e garantidos por todos os policiais civis participantes da Operação. Nenhum tiro foi disparado e quase todos os Mandados Judiciais expedidos foram cumpridos. Se algum ou alguns dos presos obtiveram a liberdade, após as prisões, é de se entender e de se aceitar que eles usaram de seus direitos constitucionais de uso dos recursos que a Carta Magna oferece a qualquer cidadão e obtiveram sucesso, num primeiro momento, já que me parece que o Processo segue, até final julgamento”.


Sugestões e críticas e-mail:                         [email protected]


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.



00sarandi em fatos 00sarandi em fatos