menu
Colunas

Luz da Psicologia Social - Por Consuelo Pasqualotto Poloni


Data de publicação: 30 de setembro de 2014
Coluna: Consuelo Pasqualotto
Colunista: Consuelo Pasqualotto



 


Hoje farei um comentário mais a luz da Psicologia Social. Lembrei das aulas que tínhamos de EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA. Entre outros objetivos estava " f)  a compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da organização sócio-político-ecônomica do País;".


Alguns estudiosos da educação/políticos viam isso como adestramento e ou catequismo cívico e militar e retiram do currículo escolar. Na verdade até pode ser que direcionasse alguns temas, porém hoje existe um desconhecimento fatal na população sobre o que são e o que rege os direitos e deveres de um presidente, um senador, um deputado, um governador, um prefeito, um vereador, e, do próprio cidadão.


Os políticos e politiqueiros falam tantas coisas que na verdade não sabemos se podemos dar crédito , nossos filhos não sabem e as crianças de hoje também não sabem e não estão discutindo em sala de aula e os pais não sabem para discutir em casa. Essa ignorância (no real sentido, de não saber, de desconhecer) é que leva às escolhas equivocadas dos representantes. Vamos estudar gente!!! Me incluo nisto! (aliás tenho vontade de criar dois grupos de estudos, um sobre a Bíblia - há tempos penso nisso, e o outro sobre o Brasil, a Constituição, o que é o país onde vivemos, quem somos enquanto cidadãos). Vivemos num país e este país vai se fazendo a revelia dos nossos desejos. Temos que saber mais para exigir, cobrar e acompanhar o que nossos representantes fazem e para saber se estão falando bobagens ou não. Se estão zombando do povo ou respeitando o cargo que receberam através do nosso voto.


Por exemplo, sobre o que a candidata Dilma fala a respeito da Polícia Federal. Tenho amigos e conhecidos neste departamento e não é bem assim como ela diz! Mesmo sendo Presidente tem lugares que não cabe a ela e tem limites a serem respeitados. E, pior, quando não permite que informações sejam abertas por abuso de direitos e abuso de autoridade. Precisamos nos posicionar, devemos apontar o que está errado. Se a população não denuncia pode ser por desconhecimento e se falta isto então não temos uma sociedade livre e democrática. Se a população não denuncia por comodismo temos uma sociedade desestruturada. Se a população não denuncia por medo já estamos numa ditadura! Mas, penso que o pior é o desconhecimento...pois só ele nos dá opções de escolha!!!!


Por Consuelo Pasqualotto Poloni


DiárioRS


CLIQUE AQUIcurta a Fan Page do site e fique por dentro das notícias da região.



000a0a0a0a1395477215 0 000a0a0a0a1395477215 0