menu
Colunas

A sobriedade - Lágrimas e sorrisos


Data de publicação: 8 de janeiro de 2015
Coluna: Coronel Vogt
Colunista: Coronel Vogt



 


Em BRASÍLIA, no Parque da Cidade, a EXPOSIÇÃO DO EXÉRCITO é visitada por milhares de pessoas. O Teatro do Soldado continua fazendo muito sucesso. E revelando artistas talentosos, como o Sargento PINCEL 2. Os militares, entusiasmados, ampliam as artes cênicas para o Colégio Militar e outros quartéis do Distrito Federal. O Teatro educa. Há roteiros montados depois da Segunda Guerra Mundial ( “Eu Sou a Noite” ). Seguindo o Sistema de Excelência Gerencial, o Capitão BONDOSO e seus amigos buscam melhorar os recursos humanos. Roteiristas, locutores, tradutores e artistas são escolhidos com esmero. Vale à pena. O Soldado aprende. A criança ri. O público agradece. Aplaude, às vezes de pé... O Comandante teve o cuidado de preparar reservas para as funções mais importantes. O Coordenador empenha-se em ampliar as instalações do Teatro. O da POUPEX, no SMU, já está pronto. É palco de espetáculos emocionantes. Todos ajudam. O Subtenente CENTURIÃO, mesmo com limitações auditivas, faz gestões no sentido de conseguir materiais adequados e uma cortina de alta qualidade...  


Na Companhia  Comando, enquanto o Sargenteante procura manter-se informado, por intermédio da leitura do Jornal PARANOÁ, surge um Soldado: “Permissão, Sargento GARCIA!” O Sargenteante solicita ao jovem para apresentar-se, como o Tenente ensinou na Instrução Militar. O Recruta, então, apresenta-se: “Soldado 51 – BRAMILDO – de SAMAMBAIA – DF... Eu trouxe uma revista para o Capitão. Sei que ele gosta de ler...” Sem perceber que ele está alcoolizado, o Sargento GARCIA autoriza o BRAMILDO a entregar a revista. O 51 vai meio cambaleando até o Posto de Comando ( PC ). Exclama: “Capitão, chegou a Revista ISTO ÉPOCA!” Tenta entregar, mas não consegue. O Capitão BONDOSO percebe que seu subordinado está alcoolizado. Chama o Sargenteante. Indignado ordena: ‘GARCIA, o BRAMILDO está com o mesmo problema daquele dia. Leve-o à Enfermaria do Batalhão. Entregue-o à Tenente ASPIRINE. Diga para ela vir falar comigo.”                                                                                                                                  


À chegada de uma das melhores médicas da Unidade, o Capitão resume o seu plano: “Dra ASPIRINE, o Soldado BRAMILDO embriagou-se novamente. Faça um contato com a família dele. Vamos fazer uma reunião, aqui no PC, amanhã às 10:00 horas, com eles. Você também participará. O 51, embora jovem, já apresenta indícios de dependência química. Temos que salvá-lo. É o nosso dever.” A Médica respondeu: “Sim, senhor, Comandante. Conte comigo. Estou do seu lado nesta caminhada. Se o BRAMILDO aderir ao tratamento, será tudo bem mais fácil...”         


No dia seguinte, estão reunidas, no horário marcado, as pessoas que o destino convocou, para resgatar a dignidade de um jovem brasileiro. Convicto e experiente, o Capitão BONDOSO faz uso da palavra: “Amigos, bom dia! Sejam bem-vindos à Águia do Planalto. Comunico a minha decisão em prol do jovem BRAMILDO. Ele apareceu, algumas vezes, com sinais de  embriaguez. Motivo de punição ou exclusão. Prometeu parar. Não conseguiu cumprir a promessa. Tentou mudar, sem êxito. Talvez ele já seja dependente. Ficará internado em uma clínica especializada de TAGUATINGA – DF. Quando der alta, será um outro homem. Queremos salvar o Soldado, o profissional. Acredito que, em breve, estará curado. Conto com o apoio dos senhores. Sejam compreensivos. O BRAMILDO será visitado, com frequência, pela Psicóloga do Batalhão. A punição não resolveria. Nem a transferência. Aquela não iria ao cerne. Esta não seria ética. Agradeço de coração por terem vindo. Sei que, hoje, vocês vão até chorar. Mas, quando o BRAMILDO voltar livre do vício e dos maus amigos, irão até sorrir! Muito obrigado a todos!” O genitor do Recruta, surpreso e emocionado, respondeu:  “O senhor pode contar conosco. A intenção é boa. A decisão é inteligente. Ajudarei, no que for possível.”                                                                                                                                


A reunião termina. Os pais do jovem se retiram. Retornam para Santo Antônio do Descoberto. A Dra ASPIRINE elogia a Clínica CANAVIAL e volta à Enfermaria. O Comandante visita o subordinado. No caminho, encontra o Soldado MORDÊNCIO, fazendo um lanche, fora de hora. Revela preocupação com as condições físicas dele: “Você está mais gordo. Combinamos que iria emagrecer aos poucos. Não desista de controlar o peso. Está pesando quanto?” O jovem respondeu: “98 quilos, Comandante.” Insatisfeito com a falta de resultados, o BONDOSO prosseguiu: “Não está bom. Marque uma consulta com a Nutricionista, hoje mesmo. Não espere. Se você não melhorar o preparo físico, será reprovado no TAF ( Teste de Avaliação Física ) e, durante o exercício em campanha ( acampamento ), poderá cair das cordas. Nos anos anteriores, alguns recrutas fracassaram na Pista de Cordas, sofrendo lesões graves ( perna, coluna ... ). Depende da sua força de vontade, Soldado: a saúde, a segurança, o futuro, tudo... E procure “morder” menos ...”                                                                                                    


Após visitar o subordinado doente, ao retornar ao PC da Companhia, o Comandante encontra o Sargento DOMÊNICO DI PESO, oriundo da bela ITÁLIA, comendo “alguma coisa”. Dentro do programa de intercâmbio militar, o profissional faz um curso de especialização na Capital do BRASIL. Preocupado com o bem estar do Sargento italiano, o Capitão pergunta: “Como vai, DI PESO? Tudo bem? Falta alguma coisa para os militares estrangeiros?” Ele respondeu: “A saudade de casa está me atrapalhando. Ganho pouca massa. Não consigo acompanhar os exercícios físicos dos tenentes brasileiros. Eles correm com muita energia. O Comandante do Batalhão proibiu a entrada de vinho no Quartel...” O BONDOSO prosseguiu: “Olha, amigo italiano, eu fico triste ao ver que você engordou mais um pouco. Quanto está pesando agora?” O Sargento DI PESO respondeu: “Mais ou menos 101 quilos!”                                                                                              


Acostumado a lidar com problemas de difícil solução, o Capitão não se deixou abater: “ DOMÊNICO, se você não emagrecer, ficará obeso. A obesidade poderá ser um fator de risco de várias patologias: pressão na coluna, entupimento de artérias, diabetes, varizes, insuficiência cardíaca, depressão, limitações profissionais... O obeso é um péssimo exemplo para os soldados. Selecione melhor os seus amigos. Ande com os bons e será um deles. Faça uma reeducação alimentar, orientada pela Nutricionista da Organização Militar. O Comandante está do seu lado, nesta importante jornada. Leve para a EUROPA o meu lema: COM DISCIPLINA, VOCÊ VENCERÁ!”      O Sargento DI PESO emudeceu diante da determinação e do brilho do Oficial Brasileiro. O  Capitão BONDOSO retorna ao Posto de Comando. Manda o Sargento GARCIA colocar a Subunidade em forma. Orienta os subordinados e amigos sobre as oportunidades de melhoria.                    


ANÁLISE DOS FATOS


Foram constatados, hoje, alguns casos de falta de sobriedade. O consumo de bebidas alcoólicas e o consumo incorreto de alimentos provocam doenças graves, perda do convívio social, prejuizos, fracasso profissional, óbito... O homem que não domina a bebida por ela é dominado. O Bom Soldado nunca perde o controle da situação. Ele tem orgulho de ser o último reduto da honradez. O brilho na carreira militar é privilégio do cidadão sóbrio. O Capitão sabe que seus subordinados que não cultuam a sobriedade estão à beira do abismo. A ponto de tudo perder. O exemplo, a determinação e a ação de comando poderão salvá-los. Na Águia do Planalto, nunca houve lugar para líderes negativos. Estes afastam a felicidade dos Corações Verde-Olivas.                              


ENSINAMENTOS


O EXÉRCITO DE CAXIAS é um lugar de não-obesos, não alcoólatras, não fumantes... A sobriedade não deixa o vício entrar no coração disciplinado do Soldado Brasileiro. “Me digas com quem andas que eu te direi quem és!” “MEN SANA IN CORPORE SANO” ( Mente sadia em corpo sadio! ). 


 


   C F VOGT -  [email protected]  


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre às notícias da região


00Ma Verde Sorriso Tristeza thumb 2 00Ma Verde Sorriso Tristeza thumb 2