menu
Notícias / Agronegócio

Produtividade das lavouras de soja fica abaixo da expectativa, mas ainda é lucrativa aos agricultores

Produtividade das lavouras de soja fica abaixo da expectativa, mas ainda é lucrativa aos agricultores

Data de publicação: 11 de abril de 2016
Hora: 17:30h



 


Passo Fundo foram cultivados 525 mil hectares nesta safra, sendo que 95% já foi colhido. Para este ano, segundo estimativas da Emater/RS, o Estado poderá colher uma produção de grãos de verão praticamente igual a do ano passado, a maior obtida até hoje.A produtividade média, no inicio do cultivo foi de 48,9 sacas por hectare, totalizando  16 milhões de toneladas de soja para o RS.


 Em várias propriedades a colheita já encerrou e as primeiras  avaliações é de que a produtividade poderia ter alcançado melhor resultado.  O engenheiro agrônomo da Emater/RS, Claudio Dóro, durante entrevista no programa Cotações e Mercado, na Uirapuru, revelou que números preliminares mostram uma queda que pode chegar a  10% em relação ao ano passado. Diz que a média deve cair de 55 para 50 sacas por hectare na nossa região.


O especialista diz que apesar da produtividade não ter alcançado toda a expectativa por parte dos agricultores, a lucratividade na lavoura está assegurada com a média que está sendo projetada, já que a cotação, próxima dos 70 reais a saca comercializada no balcão, é suficiente para não deixar prejuízos em relação à colheita.



Por Rádio Uirapuru 


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





Agricultura Agricultura
Agricultura
rodape diario novo 05 12 15



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.