menu
Notícias / Agronegócio

Trigo: área plantada deve reduzir até 20% na região

Trigo: área plantada deve reduzir até 20% na região

Data de publicação: 11 de maio de 2016
Hora: 11:40h



 


Se aproxima o período para o plantio do trigo, principal cultura de inverno na nossa região. O escritório da Emater em Passo Fundo projeta para essa sagra uma redução na área cultivada que pode chegar até 20%, em relação ao ano passado, que foi de aproximadamente 77 mil hectares nos 40 municípios da região.


Essa estimativa inicial é baseada em contratos com agricultores, revendas de insumos e com os agentes financeiros. Esse pouco interesse é motivada pelos resultados ruins das safras 2014 e 2015, falta de liquidez, preços baixos e elevação do custo de produção. Aos produtores que vão encarar o desafio cada vez maior de plantar trigo, os especialistas orientam que ter uma semente de qualidade é fundamental para minimizar prejuízos e ampliar a lucratividade.


Durante o programa Cotações e Mercado, com Jair Ineri, aqui na Uirapuru, o engenheiro agrônomo Lamar Sacks frisou que o tratamento da semente de trigo tem a mesma importância do que é feito com a soja. Explica que uma semente tratada tem potencial de produzir mais, está protegida contra doenças e pragas.


A semente é o principal insumo da lavoura, seguido pelo fertilizante. A qualidade do que é posto na lavoura impacta diretamente no resultado da safra. Com relação aos demais grãos, na soja, o mercado encontra-se em intensa movimentação. Os agricultores aguardam melhores preços para vender à oleaginosa. No milho, o foco é a comercialização, aproveitando os preços, fortalecidos pelo quadro ajustado entre oferta e demanda do mercado doméstico, devido as fortes exportações.



Por Jornalismo Rádio Uirapuru 


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





not 201605101922805605 gg not 201605101922805605 gg



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.