menu
Notícias / Agronegócio

Campanha Regional promove a segurança e soberania alimentar em 42 municípios do RS

Campanha Regional promove a segurança e soberania alimentar em 42 municípios do RS

Data de publicação: 17 de maio de 2016
Hora: 10:46h



 


“Produza seu alimento e colha saúde” é o nome da Campanha Regional promovida pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. Este é o segundo ano de promoção da Campanha que já beneficiou centenas de famílias rurais e urbanas, escolas e entidades da região, através do estímulo à produção de subsistência, para promover a segurança e soberania alimentar e influenciar na melhoria dos hábitos alimentares e na qualidade de vida.


O lançamento da Campanha deste ano foi realizado em três momentos, abrangendo os 42 municípios que compreendem a região administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, no dia 05 em Rodeio Bonito, dia 06 em Rondinha e na última quinta-feira (12/05), em Frederico Westphalen. O destaque deste ano é o incentivo a produção de feijão de grão e vagem, cebola de inverno e verão, mandioca, batata yacon, peixe, além do pomar doméstico. Ações com os produtos trabalhados no ano passado terão continuidade, como a batata-doce, batata inglesa, tomate, morango, galinhas poedeiras, entre outros.


De acordo com a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar e coordenadora da Campanha, Dulcenéia Haas Wommer, este trabalho é uma forma de resgatar antigas formas de produção da agricultura familiar. “Com o desenvolvimento da monocultura, industrialização dos alimentos e dos sistemas de comercialização, o auto abastecimento dos pequenos agricultores foi perdendo espaço, assim como o abastecimento dos mercados locais. Com isso as famílias rurais, em grande parte, passaram de fornecedores de alimentos para consumidores dessa longa cadeia. Nossa proposta é estimular essa produção para o autoconsumo, aliada a um importante trabalho de combate à fome no campo, preservando a biodiversidade e a cultura local. Os agricultores familiares têm especial importância nesse sentido, pois a produção da alimentação no próprio local é fundamental para a consolidação da segurança e soberaniaalimentar, na preservação de hábitos alimentares e na prevenção das doenças para uma vida mais saudável”, justificou Dulcenéia.


Para 2016, os produtos com destaque na Campanha foram definidos levando em consideração o Ano Internacional das Leguminosas, o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, o diabetes, e o índice das doenças informadas no estudo de situação realizado pela Emater/RS-Ascar na região, justificando a melhoria dos hábitos alimentares e de produção.


Ainda segundo a assistente técnica, quanto mais se utilizam alimentos produzidos na propriedade, nas hortas e pomares caseiros, escolares e comunitários, utilizando–se as sobras na compostagem para uso como adubação orgânica, maior é o aproveitamento dos alimentos. “A produção da alimentação de subsistência das famílias rurais necessita de incentivo e acompanhamento, através de informações quanto ao acesso a sementes ou mudas de variedades, espécies ou raças de animais adequadas aos locais e diferentes manejos. A campanha destina-se a promover assistência técnica e extensão rural, estimulando a produção para o autoconsumo e comercialização, suprindo essa necessidade para a melhoria da produção e diversificação, visando uma alimentação saudável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida para as famílias rurais”, completou.


No lançamento da Campanha, os extensionistas técnicos e sociais da Emater/RS-Ascar dos 42 municípios foram instigados a preparar diferentes receitas utilizando os produtos que são destaques este ano. Nos três municípios onde aconteceu o lançamento propriedades rurais foram visitadas para conhecer as formas de produção de cada família. Em Frederico Westphalen, a propriedade da família Estaziak foi a escolhida. O casal, Edson e Inês, encontram na produção de hortaliças o sustento da família. São mais de 25 variedades produzidas na propriedade e comercializadas na feira do município e nos mercados locais.


Durante as visitas às propriedades, os extensionistas da Emater/RS-Ascar receberam capacitação em poda de frutíferas, informações sobre compostagem, além de outras técnicas e manejos para diferentes produções.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto - [email protected]


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





agricultura copiar agricultura copiar



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.