menu
Notícias / Agronegócio

Clima segue favorável para plantio de trigo na América do Sul

Clima segue favorável para plantio de trigo na América do Sul

Data de publicação: 23 de maio de 2016
Hora: 09:20h



 


De acordo com a avaliação da Consultoria Trigo & Farinhas, o tempo continua favorável para o plantio de trigo nas principais regiões produtoras da América do Sul. O comportamento do clima confirma, assim, as previsões feitas por diversos órgãos de meteorologia.


“O Paraná tinha atingido 47% de plantio no início desta semana e o Paraguai algo similar, os dois com clima muito favorável, com alguma umidade de solo e temperaturas baixas, que devem continuar o restante do mês, exatamente como previram os institutos de meteorologia de dentro e de fora do país. Três batidas na madeira para continuar assim”, comenta o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco.


De acordo com a Fecoprod (Federação das Cooperativas do Paraguai), o país deverá produzir algo ao redor de 770 mil toneladas, que seria suficiente apenas para atender as necessidades internas de moagem, ração e sementes, sem ter disponibilidades para exportação. “Se isto realmente acontecer, os preços internos do Paraná subirão de valor automaticamente”, prevê Pacheco.


“No Rio Grande do Sul o plantio já começou nas regiões noroeste do estado, mas ainda não se pode ter uma ideia de como as coisas acontecerão. Sofre com a falta de sementes (devido aos danos da safra no ano passado), a produção tende a se concentrar nos médios e grandes produtores que prometem usar de mais tecnologia e esperam altos rendimentos nesta temporada. Por isso, a produção final poderá ser superior à projetada pela Emater, que é de apenas 1,69 milhão de toneladas”, comenta.


Já sobre a Argentina, o especialista da Trigo & Farinhas comenta que os produtores se preparam “para aumentar sua área plantada para mais de 4,4 milhões de hectares e para uma produção que poderá atingir 16 milhões de toneladas, diante da disposição de investir mais em tecnologia, com as medidas positivas do novo governo para o setor”.


Por Leonardo Gottems/Agrolink


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





agrolink agrolink



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.