menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - CESURG participa de reunião do APL e Território da Cidadania

Frederico Westphalen - CESURG participa de reunião do APL e Território da Cidadania

Data de publicação: 25 de maio de 2016
Hora: 09:50h



 


Na última quinta-feira (19/05) o Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG esteve participando, juntamente com diversas entidades da região, de uma reunião da governança do Arranjo Produtivo Local (APL), que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen.


O Arranjo Produtivo Local (APL) é uma aglomeração de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação, participando da mesma cadeia produtiva, utilizando de insumos, necessitando de tecnologias semelhantes e compartilhando informações sobre mercados. No caso das regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, o projeto APL está direcionado para atender, principalmente, as agroindústrias familiares, sendo executado pela Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), atendendo um total de 42 municípios.


O CESURG passou a fazer parte da governança do APL, que é o fórum participativo de cooperativas, sindicatos, instituições de ensino, empresas e diversas entidades da região, que são responsáveis por coordenar e organizar ações conjuntas para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local.


As reuniões da governança do APL são realizadas bimestralmente, com o objetivo de avaliar as atividades executadas e planejar as ações futuras, visando contribuir com o processo de organização da produção e comercialização dos produtos das Agroindústrias Familiares.


Na reunião do dia 19/06 o diretor executivo da ADMAU, Eliseu Liberalesso, anunciou a captação de recursos prioritários para o APL de 1 milhão de reais, que será utilizado para a contratação de novos profissionais para auxiliar na execução do projeto, aquisição de dois automóveis, de um kit feira com mais de 30 barracas, com a finalidade de dar suporte para a organização de feiras livres da agricultura familiar e também a consolidação de parcerias com os supermercados para a implantação de gôndolas, que irão disponibilizar produtos das agroindústrias familiares diretamente nos supermercados, facilitando o contato com o consumidor.


Também no dia 19, o CESURG esteve participado, em Frederico Westphalen, de uma reunião do Comitê de Juventude do Território da Cidadania do Médio Alto Uruguai, do qual passou a fazer parte enquanto instituição parceira. Estiveram participando da reunião jovens representantes de diversas organizações e entidades, que estiveram discutindo a aprovação de projetos que visam fortalecer e incentivar os processos de formação e capacitação da juventude rural da região.


Por Assessoria CESURG 


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





cesurg 25 05 cesurg 25 05
cesurg 25 05
rodape diario novo 05 12 15



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.