menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Município recebe o governador do RS na abertura oficial da Expofred 2016

Frederico Westphalen - Município recebe o governador do RS na abertura oficial da Expofred 2016

Data de publicação: 27 de maio de 2016
Hora: 10:22h



 


As atividades da Expofred 2016, a Feira Multissetorial de Frederico Westphalen, iniciaram na manhã desta quarta-feira (25/05), no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, com a presença de autoridades de toda a região, especialmente do governador, José Ivo Sartori. Com o slogan Perspectivas Geram Oportunidades essa edição da Feira apresenta os potenciais do município e região envolvendo os setores da agricultura, comércio, indústria e serviços.


O governador, José Ivo Sartori, prestigiou o evento e parabenizou o município por realizar mais uma edição dessa importante Feira para Frederico e região. “É uma felicidade ver aqui o potencial de toda a região. O que é mostrado aqui é o que o Rio Grande faz. Seja no setor agrícola, comércio, indústria, esse é o RS que dá certo, porque se o município vai bem, a região vai bem e o Estado vai bem”, exclamou Sartori.


O prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, e a presidente da Expofred, Simonia Gonçalves de Oliveira, agradeceram todos os setores que ajudaram a construir a Feira este ano, para apresentar o que o município e a região têm a oferecer. “O sucesso que almejamos só é possível se tivermos a comunidade conosco. A Expofred é o resultado da nossa união e comprometimento. Essa é a semente do sucesso que plantamos aqui”, ressaltou Simonia.


Participaram também da cerimônia de abertura o vice-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, a presidente da Assembleia Legislativa do RS, Silvana Covatti, o presidente da Câmara de Vereadores, Lidio Signori, o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, entre outras autoridades.


A Expofred receberá visitantes de toda a região até domingo (29/05), às 18h.


 


Emater/RS-Ascar na Expofred


A Emater/RS-Ascar é parceira da Feira e preparou alguns espaços para tratar os mais diferentes assuntos que interessam ao público rural e urbano. Neste ano, um dos destaques da Feira é a Via Tecnológica do Leite, que apresenta o “Caminho do Leite”, espaço que contemplará sete etapas importantes da atividade, criação de terneira, pastagens, manejo de ordenha e qualidade do leite, nutrição e sanidade do rebanho leiteiro, armazenagem e secagem de grãos, reprodução e melhoramento genético.


Outra atração da Feira este ano é o espaço de plantas bioativas. O tema será apresentado na forma do relógio do corpo humano e na disseminação de informações sobre plantas que colaboram com a melhoria da saúde e na preparação de alimentos. Para incentivar o uso de plantas na alimentação a Emater/RS-Ascar fará a distribuição do sal temperado, receita que visa à diminuição do uso do sal na alimentação, através da introdução de temperos e ervas naturais.


O artesanato na Feira terá um pavilhão exclusivo. Produtos confeccionados com os mais variados materiais por artesãos de toda a região serão comercializados durante a Feira. O Salão da Agricultura Familiar continua nesta edição apresentando produtos de agroindústrias locais e da região, como embutidos, vinhos, sucos, mel, panificados, conservas, destilados, entre outros produtos. Este espaço, além de propiciar a comercialização dos produtos pelas agroindústrias já implantadas, é uma forma de fomentar o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, que incentiva o surgimento de novos estabelecimentos que utilizam o processamento como forma de agregação de valor sobre seus produtos.


O espaço institucional da Emater/RS-Ascar foi transformado no Salão da Alimentação Saudável. No local, serão apresentados inúmeros produtos e alimentos para o consumo, frutas, verduras, legumes, sementes crioulas, entre outros, que a Emater/RS-Ascar vem incentivando para fomentar a segurança e soberania alimentar. O espaço servirá também para divulgar a Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde, promovida nos 42 municípios da região, como incentivo à produção para subsistência e geração de renda das famílias do meio rural.


 


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto





expofredi governador 27 05 16 expofredi governador 27 05 16



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.