menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar divulga Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável na Expofred

Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar divulga Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável na Expofred

Data de publicação: 30 de maio de 2016
Hora: 09:15h



 









Durante a Feira Multissetorial de Frederico Westphalen, Expofred 2016, que acontece até domingo (29/05) no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, a Emater/RS-Ascar organizou um espaço para divulgar o Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).


No RS, o PAIS é coordenado pela Fundação de Educação para o Associativismo, juntamente com entidades dedicadas à agricultura familiar. A Emater/RS-Ascar é executora deste projeto, que contemplou, em 2014, 135 famílias de pequenos agricultores em três diferentes regiões do Estado, Altos da Serra do Butucaraí, Médio Alto Uruguai e Sul. O PAIS ensina técnicas limpas da agroecologia para a produção de alimentos saudáveis, auxilia o produtor rural a administrar seus recursos e permite a inserção dos produtos agroecológicos no mercado de consumo.


Na região do Médio Alto Uruguai, o município de Lajeado do Bugre participa do projeto através da inclusão de 15 famílias de pequenos agricultores, incentivando o manejo de base ecológica com a produção voltada para a subsistência e oferecendo canais de comercialização do excedente.


O modelo de tecnologia social PAIS conta com um galinheiro na área central, três canteiros de hortaliças localizados em volta do galinheiro, além de área para pastagem. Através do Programa, a família beneficiária recebe um kit contendo todo o material, insumo e os animais necessários para a construção da unidade e também para iniciar a produção.


A produção do PAIS é agroecológica porque dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos. É integrada porque alia a criação de animais com a produção vegetal e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo. É sustentável porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva a associação de produtores e aponta novos canaisde comercialização dos produtos, permitindo boas colheitas.


Em outros municípios, a Emater/RS-Ascar vem desenvolvendo o projeto do PAIS através do incentivo das Prefeituras. O espaço do PAIS na Expofred despertou o interesse do público visitante. “As pessoas vêm pra conhecer e demonstram grande interesse em implantar esse sistema. Por ser uma estrutura bem planejada, que não necessita de uma área grande para implantação e que garante uma boa produtividade os visitantes estão interessados nesse projeto”, contou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Tiago Silveira. Os interessados em conhece e implantar um projeto do PAIS em sua propriedade pode procurar a Emater/RS-Ascar em seu munkcípio para receber as orientações necessárias.


Por Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto



DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





frederico w 30 05 frederico w 30 05
frederico w 30 05
rodape diario novo 05 12 15



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.