menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Salão da Alimentação Saudável destaca produção diversificada e resgate de sementes e mudas crioulas na Expofred 2016

Frederico Westphalen - Salão da Alimentação Saudável destaca produção diversificada e resgate de sementes e mudas crioulas na Expofred 2016

Data de publicação: 31 de maio de 2016
Hora: 11:00h



 


Com foco no consumo de alimentos saudáveis e as formas de produção das diversas variedades de olerícolas, frutas, grãos e outros produtos da agricultura familiar, a Emater/RS-Ascar organizou nesta edição da Expofred, em Frederico Westphalen, o Salão da Alimentação Saudável. O espaço apresentou aos visitantes uma infinidade de alimentos produzidos nas propriedades rurais, trazidos por produtores de toda a região. 


“A organização deste espaço na Feira teve o objetivo de resgatar a cultura da produção em horta e pomar, a produção para subsistência, que ao longo dos anos vem se perdendo entre a população. Além disso, para os mais novos, crianças e jovens, é uma forma de conhecer as diferentes formas de produção dos alimentos e despertar o interesse pela produção e consumo de alimentos naturais e mais saudáveis”, explicou a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.


O Salão da Alimentação Saudável também serviu para divulgar a Campanha Regional Produza seu Alimento e Colha Saúde, realizada pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. Este é o segundo ano de promoção da Campanha, que já beneficiou centenas de famílias rurais e urbanas, escolas e entidades da região, através do estímulo à produção de subsistência, para promover a segurança e soberania alimentar e influenciar na melhoria dos hábitos alimentares e a qualidade de vida.


Segundo Dulcenéia, este trabalho é uma forma de resgatar antigas formas de produção da agricultura familiar. “A produção da alimentação de subsistência das famílias rurais necessita de incentivo e acompanhamento, através de informações quanto ao acesso a sementes ou mudas de variedades, espécies ou raças de animais adequadas aos locais e diferentes manejos. A campanha destina-se a promover Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), estimulando a produção para o autoconsumo e comercialização, suprindo essa necessidade para a melhoria da produção e diversificação, visando uma alimentação saudável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida para as famílias rurais”, completou.


Para 2016, os produtos com destaque na Campanha foram definidos levando em consideração o Ano Internacional das Leguminosas, o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, o diabetes, e o índice das doenças informadas no estudo de situação realizado pela Emater/RS-Ascar na região, justificando a melhoria dos hábitos alimentares e de produção.


Sementes e mudas crioulas


Milhares de amostras de sementes e mudas, de diferentes espécies, foram distribuídas na Expofred, no Salão da Alimentação Saudável, na intenção de resgatar e estimular a produção e consumo de espécies crioulas, contribuindo para o fortalecimento da segurança e soberania alimentar das famílias. As sementes e mudas distribuídas foram trazidas por produtores da região e as mudas frutíferas cedidas pela Creluz.


A Emater/RS-Ascar promove inúmeras ações envolvendo sementes e mudas crioulas, intercâmbios e eventos que se tornam oportunidades para que agricultores troquem, compartilhem e ampliem os seus cultivos. “Esse trabalho busca despertar a consciência da necessidade de produção e conservação das sementes crioulas, para valorizar a qualidade de vida, preservar os recursos naturais e garantir a sobrevivência das futuras gerações. O resgate de sementes proporciona a valorização dos costumes locais e a manutenção genética das espécies crioulas”, afirmou o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva.


O Salão da Alimentação Saudável apresentou aos visitantes o trabalho realizado pela Emater/RS-Ascar no RS, através da exposição itinerante de fotos que contam os 60 anos de história da Extensão Rural.


Outras formas de produção, como o cultivo semi-hidropônico, a produção de alevinos e a fruticultura, foram apresentadas por empresas da região no Salão da Alimentação Saudável.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





frederico w 31 05 frederico w 31 05
frederico w 31 05
rodape diario novo



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.