menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar promove capacitação para alunos da Casa Familiar Rural do município

Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar promove capacitação para alunos da Casa Familiar Rural do município

Data de publicação: 6 de agosto de 2016
Hora: 09:20h



 


Para promover a Campanha Regional Produza seu Alimento e Colha Saúde com o público jovem a Emater/RS-Ascar realizou, na tarde de quinta-feira (04/08), uma capacitação de preparo de alimentos com alunos do terceiro ano da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen. Ao todo, 21 estudantes participaram da atividade e aprenderam receitas de geleias de laranja e bergamota, conservas de legumes e pasteurização de suco de laranja. 


A capacitação foi coordenada pela extensionista social da Emater/RS-Ascar de Cristal do sul, Fabiane Bonafé Kerber e contou com o apoio da monitora da Casa Familiar Rural, Márcia Gabriel. “Essa atividade é importante para que eles aprendam diferentes formas de utilizar os produtos que têm em casa. Com essa prática os alunos aprendem a processar os alimentos de cada estação, garantindo o consumo o ano todo”, comentou a monitora. A atividade ofertada pela Emater/RS-Ascar foi incluída no currículo escolar dessa turma, na disciplina de agroindustrialização de produtos vegetais.


A parceria entre Emater/RS-Ascar e a Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen não para por aí. Na manhã desta quarta-feira (03/08), a Emater/RS-Ascar reuniu-se com representantes da Casa Familiar Rural buscando ampliar a parceria com a instituição. A reunião aconteceu no Escritório Municipal e contou com a presença do gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Mario Coelho da Silva, da assistente técnica regional social, Dulcenéia Haas Wommer, da extensionista social, Vera Cancian, e da diretora e da monitora da Casa Familiar Rural, Elizandra Manfio Zonta e Dulcineia Zonta.


Até o final do ano, a Emater/RS-Ascar assinará um termo de cooperação técnica com a Casa Familiar Rural, propondo o acompanhamento aos jovens que encerram os estudos na instituição. Durante a estadia na Casa Familiar Rural, cada jovem desenvolve um projeto de viabilidade da propriedade rural. A intenção da Emater/RS-Ascar é acompanhar e orientar esses jovens na implantação deste projeto na propriedade rural. “Essa ação, além de ampliar a parceria com a Casa Familiar Rural, aproxima o jovem rural da assistência técnica e incentiva a sucessão familiar no meio rural”, afirmou Mario.


Em setembro, os 14 municípios pertencentes à microrregião de Frederico Westphalen visitarão a Casa Familiar Rural, para conhecer sua estrutura e funcionamento, uma forma de aproximar as equipes municipais à instituição.


Por Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





FREDERICO W 06 08 2016 FREDERICO W 06 08 2016



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.