menu
Notícias / Agronegócio

Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde segue capacitando agricultoras e merendeiras

Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde segue capacitando agricultoras e merendeiras

Data de publicação: 12 de agosto de 2016
Hora: 11:20h



 


Os 42 municípios das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea seguem realizando capacitações com agricultoras, merendeiras, jovens e crianças, incluídas na Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde. A Campanha, iniciativa da Emater/RS-Ascar, visa estimular a produção de subsistência, promovendo a segurança e soberania alimentar e a melhoria dos hábitos alimentares e qualidade de vida. Na última terça-feira (09/08), foi a vez de Jaboticaba capacitar um grupo de merendeiras das escolas municipais.


Para 2016, os produtos com destaque na Campanha foram definidos, considerando o Ano Internacional das Leguminosas, o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, o diabetes e o índice das doenças informadas no estudo de situação realizado pela Emater/RS-Ascar na região, justificando a melhoria dos hábitos alimentares e de produção.


O destaque deste ano é o incentivo a produção de feijão de grão e vagem, cebola de inverno e verão, mandioca, batata yacon, a criação de peixes, além do pomar doméstico. Ações com os produtos abordados na campanha do ano passado continuam sendo realizadas, como o incentivo ao consumo da batata-doce, batata inglesa, tomate, morango, galinhas poedeiras, entre outros.


Em Jaboticaba, as 14 merendeiras aprenderam receitas à base de mandioca e laranja, suflê e bolo salgado de mandioca e bolo de laranja. A capacitação reforçou ainda algumas questões de boas práticas de produção, fabricação e manipulação dos alimentos. A extensionista social da Emater/RS-Ascar, Patrícia Ciliato Mori, conduziu a atividade, que contou ainda com a participação da psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Edinara Lemes Marcolan, e da assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Dulcenéia Haas Wommer.


Na segunda-feira (08/08), a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Ametista do Sul, Tatiane dos Santos, realizou uma capacitação que envolveu agricultoras da comunidade Barreiro Grande, interior do município. Na ocasião, o alimento destaque das receitas aprendidas foi à mandioca. O grupo reproduziu duas receitas, bolo de mandioca com carne e bolo doce de mandioca.


Por Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.





agricultura 12 08 16 agricultura 12 08 16
agricultura 12 08 16
rodape diario novo 05 12 15



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.