Carazinho - Carazinho - Município recebeu mobilização pelo fim dos pedágios
Carazinho - Município recebeu mobilização pelo fim dos pedágios
Data de publicação: 22 de fevereiro de 2013
Hora: 14:26h
Na tarde do dia 20, a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Carazinho foi palco para o encontro entre lideranças regionais ligadas à política, movimentos sindicais e entidades. A reunião teve o objetivo de organizar um movimento para mobilização toda a comunidade que compareça de forma maciça à audiência pública que acontece no dia 5 de março para discutir o fim dos pedágios.
Nesse dia, que antecede o ato de levantamento das cancelas no pólo de Carazinho, a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social organiza o evento chamado “Diálogos CDES-RS – Novo Modelo de Pedagiamento para o Rio Grande do Sul”, que acontece a partir das 14h30min, no auditório da ULBRA, com a presença do Governador Tarso Genro, e do presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Carlos Bertotto.
A estatal EGR já começou a assumir as rodovias pedagiadas Estaduais, e pretende implantar modelos comunitários de pedágios nesses espaços. Agora, a partir do levantamento das cancelas em Carazinho, no dia 6 de março – primeira praça a vencer o contrato com a concessionária – os pedágios localizados em rodovias federais serão entregues à União, que não deve cobrar tarifas tão cedo, como estima o coordenador Macro Regional da Participação Popular e Cidadã, René Ceconello – que abrange 130 municípios. “A ideia é que por um bom tempo que não se pague pedágios nas rodovias federais. A não ser que haja um projeto para, por exemplo, duplicar o trecho entre Passo Fundo e Carazinho, como é uma demanda importante, e hipoteticamente demore 10 anos para entrar no plano do Governo Federal. Se a comunidade quiser antes, pode ser negociado a cobrança de pedágios. Mesmo assim, a comunidade seria ouvida, e negociaria um preço justo”, exemplificou Ceconello. Ele estimou que no mínimo oito anos as rodovias federais fiquem sem a cobrança de tarifas.
Sobre o temor da população em que as estradas fiquem sucateadas sob responsabilidade do Governo Federal, o líder petista tranqüilizou: “O poder público tem um compromisso com a gestão e deve fazer investimentos pesados. Há 15 anos atrás se trabalhava uma ideia de que o Estado era incompetente, não tinha essa capacidade, e tinha que passar a responsabilidade para a iniciativa privada. Nós vivemos outros tempos, basta nos espelharmos nas estradas federais que não são pedagiadas, elas estão de boa qualidade, e algumas estão sendo ampliadas com dinheiro público”, acrescentou o coordenador Macro Regional.
Ceconello especificou ainda que a gestão de manutenção das rodovias de Carazinho, a pista adequada, a sinalização, entre outras medidas será de responsabilidade do DNIT localizado em Cruz Alta. “Reconhecemos que Carazinho pagou muito caro por ter aqui implantados postos de pedágios que ilharam a cidade. Por isso, estamos engajados no fim desse modelo de pedágios que foi implantado há 15 anos”, disse, e brincou: “depois do Papa ter renunciado, nada mais é impossível. Mas acreditamos que nova liminar não deve sair em favor da Coviplan. Os contratos foram juridicamente perfeitos durante esses 15 anos, e no final deve auxiliar a intenção de findar a cobrança de tarifas”, concluiu.
Movimento tarifa zero
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Costa, lamentou a ausência de um representante do poder executivo municipal, mas garantiu que as entidades e sindicatos vão para a audiência com o objetivo de avalizar tarifa zero para os carros emplacados em Carazinho. “Nós estamos sufocados pelas três praças de pedágios, empresas deixaram de se instalar em Carazinho e empregos deixaram de ser oferecidos”, pontuou.
Ele especificou também que o Movimento tarifa Zero foi criado em 2012, entre entidades, vindo de encontro à promessa de campanha do governador, Tarso Genro, que pregava o levantamento das cancelas. “Esse movimento não vai morrer tão cedo, vamos fiscalizar a ação do Governo Estadual e se um dia voltar a cobrança dos pedágios aqui para Carazinho vamos nos manifestar pela tarifa zero, pelo menos, para carros emplacados no município”, enfatizou.
Preparando a dinâmica de encerramento do fim dos contratos dos pedágios, ficou definido que serão implantados dois Out Doors nas rodovias – custeados pelo empresário e vereador Otto Gerhardt –, adesivos, panfletos, carros de som, além da parceria com a mídia, para divulgar a audiência do dia 5 de março. A 39ª Coordenadoria Regional de Educação se disponibilizou e se declarou parceira na divulgação, e se colocou a possibilidade de o comércio fechar as portas por uma hora nos dias que antecedem o levantamento das cancelas, em sinal de apoio ao fim da praça de pedágios.
Gerhardt ressaltou a injustiça que os moradores da região enfrentam em pagar tanto de tarifas e não ter a rodovia duplicada. “Com fechamento dos pedágios toda a população será beneficiada, por exemplo, as passagens de ônibus devem diminuir. Por isso, toda população precisa se mobilizar e comparecer à audiência pública, mostrando a força desse povo. O pedágio mais caro do mundo é o nosso”, estimou o presidente da Câmara de Vereadores.
Outra situação apontada são os empregos dos funcionários da Coviplan. Gerhardt argumentou que as pessoas capacitadas poderão ser convocadas para trabalhar nas empresas prestadoras de serviço. “Até porque saí mais barato contratar gente já capacitada do que pagar novos treinamentos”, ponderou.
O coordenador do Sine, César Salles, também se pronunciou: “Estamos fazendo um programa de amparo para os funcionários que começarão a encaminhar o seguro desemprego, para que eles possam se especializar. Temos vagas disponíveis para cursos do Pronatec. Também disponibilizamos vagas de trabalho, principalmente para a área metal mecânica e da construção civil”, explicou.
Como presidente da Câmara de Vereadores, além de lamentar a ausência de representante do prefeito no encontro, garantiu que vai conversar pessoalmente com Renato Süss cobrando posicionamento por parte do Poder Executivo. “Nós da Câmara de Vereadores vamos assinar um documento nos mostrando favoráveis ao fim dos pedágios em Carazinho”, enfatizou.
Novas reuniões acontecem na sexta-feira (22), às 9h em Soledade e às 14h em Almirante Tamandaré do Sul.
Em nome do Governo Estadual se pronunciou Marcos Juliano Ferreira, representante do RS em Brasília, e disse que em conversa com o governador em exercício, Beto Grill, ele se mostrou compadecido com a situação do município de Carazinho, e se mostrou a favor da política diferenciada. “Todas as concessões devem ser entregues em excelente estado de trafegabilidade por mais um ano. Mesmo assim, o DNIT já está em processo pregão Ferreira.a licitação que vai definir a empresa que vai fazer a manutenção dos trechos”, concluiu.
Informações - Diário da Manhã