menu
Notícias / Agronegócio

Governo federal tira demarcações de terras das mãos da FUNAI

Governo federal tira demarcações de terras das mãos da FUNAI

Data de publicação: 20 de janeiro de 2017
Hora: 09:27h



 


A Fundação Nacional do Índio - FUNAI, não é mais o órgãos responsável por demarcar terras indígenas no Brasil. Com a decisão a demarcação será decidida pelo Ministério da Justiça com base na recomendação de um Grupo Técnico Especializado, formado por quatro entidades.



A FUNAI não foi excluída do processo de demarcação, mas fornecerá ajuda para que as decisões sejam tomadas. Além da Funai, também estarão presentes uma consultoria jurídica, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.



Em entrevista na Uirapuru, o deputado federal Luiz Carlos Heinze, revelou que a mudança era uma cobrança antiga dos produtores e lideranças políticas. Para o deputado, as regras do jogo foram mudadas e pautadas dentro da legalidade, respeitando a constituição federal e a decisão do Supremo Tribunal Federal.



Sobre os 30 processos que estão correndo no Estado, por famílias que tiveram suas terras colocadas em áreas de preservação indígena, Heinze, destaca que os índios foram colocados em várias regiões há 10 ou 15 anos, plantados por alguém, o que motivou os conflitos. Agora o deputado promete trabalhar para revisar estas situações.



Por Jornalismo Rádio Uirapuru




Governo federal tira demarcacoes de terras das maos da FUNAI200117 Governo federal tira demarcacoes de terras das maos da FUNAI200117



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.