menu
Notícias / Agronegócio

Rio Grande do Sul pode ter Fundo de Apoio à Cultura da Soja

Rio Grande do Sul pode ter Fundo de Apoio à Cultura da Soja

Data de publicação: 10 de março de 2017
Hora: 09:50h



 


No Mato Grosso, além dos impostos normais, o produtor contribui com o Fundo de Apoio à Cultura da Soja. O Fundo arrecada hoje R$ 1 bilhão, que são utilizados para transporte e infraestrutura do setor. Cerca de R$ 30 milhões vão para a manutenção da Associação de Produtores de Soja (Aprosoja), que atua na defesa do produtor.



A criação de um fundo nesses mesmos moldes, com recurso garantido para Aprosoja RS, já está em discussão no Estado, e deve passar pela Assembleia Legislativa.



Em entrevista à Uirapuru, o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa, disse que no Rio Grande do Sul os recursos também poderiam ser utilizados em pesquisas da área.Afirmou que o fundo é importante porque a soja é o carro-chefe da economia brasileira.



Destacou que a Federação da Agricultura tem papel importante, mas precisa de uma associação forte ao seu lado para agilizar problemas como impacto de leis trabalhista e ambiental e liberação de defensivos.



O deputado federal Luiz Carlos Heinz destacou que esse fundo criado no Mato Grosso é um modelo de sucesso que deve ser transportado para o Rio Grande, porque são os produtores que gerem o fundo e são eles que estão de olho na sua aplicação.


Jornalismo Rádio Uirapuru




Rio Grande do Sul pode ter Fundo de Apoio a Cultura da Soja100317 Rio Grande do Sul pode ter Fundo de Apoio a Cultura da Soja100317



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.