menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Seminário aborda cadeia produtiva do leite na região Norte do Estado

Frederico Westphalen - Seminário aborda cadeia produtiva do leite na região Norte do Estado

Data de publicação: 21 de junho de 2017
Hora: 10:10h



 


 Com o objetivo de discutir importantes temas relacionados à cadeia produtiva do leite, como a gestão da atividade, os desafios para a região, as vantagens e desvantagens dos sistemas de produção de leite, além da importância da nutrição na qualidade do leite, que o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a Câmara Setorial Regional do Leite, Cotrifred e o município de Palmitinho estão promovendo a terceira edição do Seminário Regional do Leite, 2º Seminário de Leite da Cotrifred e 2º Seminário de Leite de Palmitinho. O evento acontecerá nesta quarta-feira (21/06), no Salão Paroquial de Palmitinho, e reunirá agricultores, técnicos, autoridades e lideranças do setor. 


O Seminário abrange os 42 municípios da região, contemplando os Coredes Rio da Várzea e Médio Alto Uruguai, municípios pertencentes à região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. “O leite, em toda sua cadeia, é fundamental na geração de valor econômico para todos os municípios, estados e País, mas também, e mais importante, é um pilar essencial da nossa sociedade, onde o produtor, a sua família e os trabalhadores, situados no campo, continuam a ser o núcleo, a própria essência da segurança alimentar, a nossa cultura e os nossos valores”, afirmou o assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti. A atividade leiteira está presente nos 42 municípios da região e, de acordo com a pesquisa da cadeia produtiva do leite, realizada em julho de 2016, envolve 8.971 famílias de agricultores, com área média de 13 hectares.


A programação do evento iniciará com a participação do assistente técnico regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, falando sobre gestão rural com recorte na gestão da atividade leiteira. Sangaletti irá coordenar a apresentação dos casos de sucesso e, por fim, apresentar os desafios da cadeia do leite na região. Para retomar a programação do Seminário, à tarde, o assistente técnico estadual de leite da Emater/RS-Ascar, Jaime Eduardo Ries, abordará os principais sistemas de produção de leite, destacando suas características, vantagens e desvantagens.
Por fim, o médico veterinário da Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Francisco Van Riel, especialista em nutrição de bovinos leiteiros, ministrará uma palestra sobre a importância da nutrição na qualidade do leite.


 


832 Palmitinho Semin rio Regional Leite 3


 


Marcela Buzatto/AI




832 Palmitinho Semin rio Regional Leite 2 copy 832 Palmitinho Semin rio Regional Leite 2 copy



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.