menu
Notícias / Agronegócio

Rodeio Bonito - Município sede o maior evento da Suinocultura gaúcha

Rodeio Bonito - Município sede o maior evento da Suinocultura gaúcha

Data de publicação: 14 de agosto de 2018
Hora: 10:15h



 















  



A últi
ma sexta-feira (10/08) foi marcada pela realização de mais uma edição do Dia Estadual do Porco. O evento, considerado o maior do setor suinícola em todo o Estado, é uma promoção da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e da Prefeitura de Rodeio Bonito, município responsável por sediar a 44ª edição do Dia Estadual do Porco. Mais de mil pessoas, entre produtores, autoridades e lideranças envolvidas no setor da suinocultura, participaram do evento, realizado no Ginásio Municipal Antônio Trento. A Emater/RS-Ascar é uma das instituições apoiadoras do Dia Estadual do Porco.


A suinocultura é uma atividade expressiva para o RS. Apenas em 2017, a produção suína atingiu 750 mil toneladas. Dessa produção, 200 mil toneladas foram exportadas no mesmo ano. O município de Rodeio Bonito alcançou o primeiro lugar no ranking do Estado, com a marca de 277 mil suínos para abate. Na região de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, a produção é superior a 1,4 milhão de cabeças.


A solenidade de abertura do Dia Estadual do Porco contou com a participação de autoridades e lideranças de todo o Estado. Entre as lideranças presentes no ato estiveram o prefeito de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurs), Valdecir Folador, e o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno.


Para trazer novidades sobre o cenário e as perspectivas do setor, a programação do evento contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que palestrou sobre os desafios do setor. A ABPA é responsável pela representação institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil.


Segundo os dados divulgados por Turra, a produção suína brasileira ultrapassa 3,7 milhões de toneladas. Isso representa 3% produção mundial, índice que coloca o Brasil na quarta posição entre os maiores produtores mundiais. Desse total, 697 mil toneladas são exportadas, o que representa 9% das exportações mundiais. Diante disso, o Brasil também mantém a quarta posição entre os maiores exportadores mundiais. De acordo com Turra, os olhares do setor estão voltados para a retomada de mercado com a Rússia e com a possibilidade de abertura de comércio com o México. Para o palestrante, esse cenário traria estabilidade e mais desenvolvimento ao setor.


Para encerrar o evento, como já é tradicional durante do Dia Estadual do Porco, foi servido o almoço à base de carne suína aos participantes.


 



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto





1005 Rodeio Bonito Dia Estadual do Porco 1005 Rodeio Bonito Dia Estadual do Porco
1005 Rodeio Bonito Dia Estadual do Porco
1005 Rodeio Bonito Dia Estadual do Porco 2



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.