menu
Notícias / Agronegócio

Emater/RS-Ascar e Embrapa desenvolvem projeto para qualificação da suinocultura

Emater/RS-Ascar e Embrapa desenvolvem projeto para qualificação da suinocultura

Data de publicação: 16 de agosto de 2018
Hora: 14:22h



 


Para qualificar a atividade da suinocultura na região, especialmente no que tange o manejo adequado de dejetos dos suínos, solo e água, a Emater/RS-Ascar estabeleceu um Contrato de Cooperação Técnica com a Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC. Foram implantadas três Unidades de Referência Técnica (URTs) em propriedades rurais da região, sendo selecionadas para este projeto propriedades dos municípios de Pinhal, Palmitinho e Rondinha. Como parte desse trabalho, extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar que planejaram a atividade da suinocultura em seus municípios de atuação vêm participando de capacitações envolvendo práticas referentes aos temas propostos pelo projeto, como gestão da água e manejo dos dejetos nas propriedades e a valoração da economia dos dejetos animais.


Na semana passada, os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar participaram de uma capacitação em gestão econômica da suinocultura, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele. O objetivo foi ensinar aos técnicos sobre o funcionamento do aplicativo “Custo Fácil” e da planilha desenvolvidos pela Embrapa para calcular os custos da produção, de suínos e aves, na propriedade rural. A partir dessa ferramenta, a intenção é gerar um banco de dados que contenha informações como custo de produção, custo de investimento e sobre a qualidade dos dejetos.


Miele explicou o passo a passo para o uso do aplicativo. Para uma primeira experiência, 16 famílias envolvidas com a atividade da suinocultura e inseridas no Programa Gestão Sustentável da Agricultura familiar serão selecionadas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, para coleta de dados e utilização do aplicativo “Custo Fácil”.


A capacitação na área de gestão econômica foi realizada no município de Pinhal, na Câmara de Vereadores. Participaram da atividade, o assistente técnico estadual de Suinocultura da Emater/RS-Ascar, Henrique Bartels, o gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno, o vice-prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, o secretário Municipal da Agricultura, Irio Barcarolo, o assistente técnico regional, Valdir Sangaletti, e extensionistas rurais do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, região onde esse projeto também será realizado.


 



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto




emater 1ed emater 1ed
emater 1ed
1004 Pinhal Capacita o Projeto Dejetos Su nos 2



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.