menu
Notícias / Agronegócio

Dia de Campo marca abertura oficial da safra da erva-mate no Polo Planalto e Missões

Dia de Campo marca abertura oficial da safra da erva-mate no Polo Planalto e Missões

Data de publicação: 20 de agosto de 2018
Hora: 11:52h



 



O erval da família Cruz, localizado na Linha Passo Raso, interior de Palmeira das Missões, foi sede do primeiro Dia de Campo Intermunicipal da Erva-Mate. A atividade, realizada nesta quarta-feira (15/08), foi organizada pelas equipes da Emater/RS-Ascar de Palmeira das Missões e de Novo Barreiro, juntamente com a 10ª Coordenadoria Regional da Agricultura e o Corede Rio da Várzea. Mais de cem pessoas, entre produtores, representantes da indústria, autoridades e lideranças ligadas ao setor ervateiro participaram do evento. O Dia de Campo iniciou com a participação do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, que palestrou sobre a implantação e o manejo de ervais, com enfoque na qualidade de mudas, adubação do solo e manejo do plantio. No começo de sua fala, Barreto falou da importância do produtor enxergar a atividade da erva-mate com profissionalismo, para que esta seja viável economicamente para a propriedade. “Profissionalismo é o segredo para o produtor obter êxito no desenvolvimento da atividade, produzindo de forma sustentável e economicamente satisfatória. É preciso considerar a erva-mate como qualquer outra cultura, que necessita de manejo do solo, genética e manejo no plantio e cultivo adequados, para uma boa resposta na produtividade, no rebrote e na qualidade da erva-mate”, frisou o assistente técnico. Como orientação aos participantes, Ilvandro fez referência a alguns fatores que, segundo ele, são indispensáveis para a produção de erva-mate. Na chamada pirâmide da produtividade, o assistente técnico destacou aspectos como análise de mercado,
aptidão do produtor, manejo do solo, genética da planta, qualidade das mudas, técnica de plantio, fisiologia da planta, técnica de poda, adubação, controle de invasoras, controle fitossanitário, práticas de manejo e colheita, todo esse processo inserido em sistemas agroflorestais.
Ilvandro explicou cada aspecto que deve ser considerado sobre qualidade da muda, como origem, a produção de sementes, germinação, a embalagem, a capacidade produtiva e o sistema radicular. Da mesma forma, o assistente técnico ressaltou alguns fatores importantes que devem ser observados no manejo do solo no momento do plantio, começando pela análise do solo, o tamanho da muda, a cova, o plantio e adubação, a cobertura e a densidade de plantas. De forma prática, Ilvandro explicou aos participantes sobre poda de formação e poda de rejuvenescimento. O assistente técnico falou ainda sobre pragas e renovação de ervais, especialmente duas pragas que, segundo ele, merecem atenção dos produtores, a “ampola da erva-mate” e a “broca da erva-mate”. De acordo com Ilvandro, ambas as pragas podem ser evitadas ou contidas através do manejo adequado do erval.


Para contar sobre as experiências exitosas da produção de erva-mate no município de Machadinho, o presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Clairton da Fonseca, juntamente com o produtor, Adroaldo Brandão, participaram do Dia de Campo. Ambos contaram da experiência do cultivo da erva- mate no município, os bons índices de produtividade, as ações da Associação junto aos agricultores para fortalecimento da atividade e desenvolvimento da cultura. A família do produtor Adroaldo é exemplo de sucessão familiar e a erva-mate é uma das atividades geradoras de renda da propriedade rural. O Dia de Campo Intermunicipal da Erva-mate contou com o apoio das Administrações Municipais de Palmeira das Missões e Novo Barreiro, da Câmara Municipal de Vereadores, da Associação Ervateira Polo Planalto/Missões e Ibramate. Entre as autoridades, participaram do evento o prefeito de Novo Barreiro, Edinaldo Rossetto, o vice-prefeito, Volnei Tonello, o representante da Prefeitura de Palmeira das Missões, Olavo Borges, o gerente técnico da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Alencar Feron, os gerentes do Escritório Regional de Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno e Mario Coelho da Silva, o presidente da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate) e vice-presidente do Ibramate, Clairton da Fonseca, o presidente da Associação dos Ervateiros do Polo Planalto/Missões, Paulo Silva, além dos produtores, Vera e Paulo Sérgio Cruz, que abriram sua propriedade para sediar a atividade.
Durante a programação do Dia de Campo, foi realizado o ato de Abertura Oficial da Safra da Erva-mate na região do Polo Planalto e Missões, com a participação das autoridades e lideranças presentes no evento.


 


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto




palmeira das missoes dia de campo palmeira das missoes dia de campo



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.