menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Município premia vinhos coloniais e artesanais durante concurso

Frederico Westphalen - Município premia vinhos coloniais e artesanais durante concurso

Data de publicação: 21 de agosto de 2018
Hora: 10:05h



 


A noite do último sábado (18/08) foi marcada pela escolha dos melhores vinhos coloniais e artesanais de Frederico Westphalen. A quinta edição do Concurso Municipal de Vinhos Coloniais e Artesanais, evento organizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a comunidade do Bairro Fátima, foi realizado no salão da Capela do Bairro Fátima, e contou com um público aproximado de 400 pessoas.


O Concurso iniciou com a degustação de queijos, salames e cucas, produtos oferecidos pelas agroindústrias do município. No mesmo horário, foram avaliadas 26 amostras de vinhos tinto e branco inscritas no Concurso. Formaram a equipe julgadora os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Doraci Bedin e Jorge Buffon, e a enóloga Marília Zabot. Os vencedores desse ano foram anunciados após o jantar. Pratos típicos italianos, como polenta, fortaia, carne de frango ao molho, porco assado e saladas diversas, foram servidos ao público. A animação da noite ficou por conta do grupo As Sertanejas do Sul.


Os vencedores da categoria vinho branco foram primeiro lugar para a Camargo Uvas e Vinhos, segundo lugar para o produtor Hélio Garcia da Rosa, e terceiro lugar para o produtor Sérgio Manfio. Na categoria vinho tinto, quem conquistou o primeiro lugar foi o produtor Antonio Vian, seguido pelo produtor Luiz Giacomini, em segundo lugar, e na terceira colocação o produtor Joceli Sidloski.


Como já é tradicional durante o Concurso do Vinho, este ano também foi realizado o Concurso do Jovem Empreendedor Rural. A iniciativa está na terceira edição e premia jovens que vivem no campo, a partir das suas histórias envolvendo empreendedorismo, sucessão familiar e desenvolvimento rural. Esse é um projeto que busca valorizar o jovem do meio rural, estimulando a sucessão junto às famílias, contribuindo para a geração de renda e qualidade de vida no campo.


Os jovens empreendedores rurais escolhidos esse ano foram Ana Cláudia Zytkoski Bertuletti, da Linha Santos Anjos, Camila Faustino da Silva, da Linha Barra do Braga, e Patrick Antonio Mazzonetto, da Linha Pedras Brancas. Um vídeo contando a história de cada jovem foi apresentado durante o evento. O sucesso na atividade da bovinocultura de leite e o empreendedorismo através da agroindústria de mandioca e de geleias foram os destaques que levaram a premiação dessas histórias. Os jovens receberam prêmio em dinheiro, entregue pela Sicredi, Cresol e Cotrifred, parceiras dessa ação.


O Concurso do Vinho também foi palco para outra comemoração. Neste ano, a Emater/RS-Ascar celebra 59 anos no município de Frederico Westphalen. A equipe do Escritório Municipal, formada pelos extensionistas rurais, Vera Izabel Cancian, Mateus


Stefanello, Jeferson Figueiredo, Alécio Lapazzin, e pela assistente administrativa, Bruna Piovesan, foi homenageada durante o evento.


Autoridades e lideranças prestigiaram a quinta edição do Concurso Municipal de Vinhos Coloniais e Artesanais, entre elas o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, o presidente da Câmara de Vereadores, Celso Oliveira, o secretário Municipal da Agricultura, Cleber Cerutti, o gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Clairto Dal Forno, o presidente da Cotrifred, Elio Pacheco, emtre outras entidades.


 



 


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto




FW Jantar do Vinho FW Jantar do Vinho
FW Jantar do Vinho
Jantar do Vinho 2



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.