menu
Notícias / Agronegócio

Outono com El Niño fraco tende a ter pouco impacto nas culturas de inverno

Outono com El Niño fraco tende a ter pouco impacto nas culturas de inverno

Data de publicação: 22 de março de 2019
Hora: 10:36h



 


O outono se iniciou na noite da quarta-feira (20) com previsão de que o fenômeno El Niño seja de fraca intensidade nos próximos meses. O prognóstico favorecerá a concentração de umidade, com chuva um pouco acima do normal no Sul e Oeste do estado. A variação climática não deve ter maior influência sobre as culturas de inverno.


Segundo a agrometeorologista do Departamento de Defesa Agropecuária, Loana Cardoso, a recomendação é observar a época de semeadura indicada pelo zoneamento agrícola. Assim, os agricultores previnem os problemas que podem surgir com a chuva e o granizo.


Mesmo que a previsão seja de chuva somente um pouco acima do normal, não significa que não tenhamos uma sequência de dias de chuva intensa e até mesmo granizo, por isso é importante obedecer ao escalonamento , enfatiza.


Atualmente, a colheita das culturas de verão, como milho e arroz, estão na fase final. A soja está com a quase 20% da área colhida.


As atenções se voltam agora para a preparação das culturas de inverno como trigo, aveia, cevada e centeio. Nesses casos, a recomendação é utilizar as variedades resistentes a doenças fúngicas , destaca Loana. Na pecuária, o outono marca o início do ciclo de plantio das pastagens.



(Fonte: Governo do RS)




el nino el nino



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.