menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Projeto Adote bons hábitos alimentares segue no município.

Frederico Westphalen - Projeto Adote bons hábitos alimentares segue no município.

Data de publicação: 6 de junho de 2019
Hora: 11:25h



 


A Emater/RS-Ascar, através de uma parceria com o curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada (URI), Prefeitura de Frederico Westphalen, Banrisul e Sicredi, vem desenvolvendo o projeto Adote bons hábitos alimentares: Reeducar é saudável. Esse trabalho teve início em 2018 e, este ano, as entidades estão dando continuidade ao projeto. Ao todo, 15 grupos de mulheres, das comunidades rurais de Frederico Westphalen, serão contemplados. Nesta terça-feira (04/06), mais uma etapa do projeto foi realizada, no laboratório do curso de Nutrição, na URI, em Frederico Westphalen.


Além de motivar os envolvidos a produzir alimentos para subsistência de forma mais saudável, através do uso de tratamentos agroecológicos e do consumo consciente, o projeto Adote bons hábitos alimentares contempla a avaliação alimentar e nutricional dos participantes, contribuindo com orientações sobre patologias e agravos de saúde.


Para realização do trabalho, o projeto foi dividido em diferentes etapas. A primeira etapa, realizada em março desse ano, contou com a distribuição de sementes para produção da horta doméstica nas propriedades. O Banrisul foi parceira do projeto e através do Programa Sementes Banrisul disponibilizou uma grande variedade de sementes que foram cultivadas nas propriedades rurais. Nesta terça-feira foi realizada outra etapa do projeto. Os grupos de mulheres do interior do município participaram de uma oficina culinária, organizada pela equipe do curso de Nutrição da URI, no laboratório da universidade.


Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, Dionara Volkweis, o objetivo é trabalhar a saúde, a qualidade de vida dessas mulheres. “Para isso, elencamos oito receitas funcionais, que podem ser produzidas com alimentos que elas têm na propriedade. Aqui trabalhamos o aproveitamento do todo do alimento, desde a casca, a polpa e a semente e, a partir disso, produzir bons pratos, como cookies, bolos, biscoitos, sucos termogênicos, entre outros. Com essas atividades, elas se motivam a fazer esses mesmos pratos na propriedade, podendo oferecer à família uma alimentação saudável e de qualidade”, comentou Dionara. Essa mesma atividade será repetida na próxima semana, para atender todos os grupos de mulheres envolvidos no projeto.


A Emater/RS-Ascar acompanha todas as fases do projeto e é responsável por trabalhar temas que contribuem com a melhoria da qualidade de vida das famílias, como segurança e soberania alimentar, através do cultivo da horta e pomar doméstico, o aproveitamento de alimentos e atividades que contribuam para a melhoria da saúde e do bem-estar das famílias. As oficinas que são realizadas contam com recursos disponibilizados pela Sicredi, apoiadora do projeto.



1097 FW Projeto Adote Bons H bito Alimentares


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto




1097 FW Projeto Adote Bons H bito Alimentares 1097 FW Projeto Adote Bons H bito Alimentares



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.