menu
Notícias / Agronegócio

Jovem de Novo Tiradentes investe na cultura do tomate ao retornar à propriedade

Jovem de Novo Tiradentes investe na cultura do tomate ao retornar à propriedade

Data de publicação: 28 de junho de 2019
Hora: 11:24h



 


Com a intenção de estimular a sucessão familiar e a geração de renda, pensando na qualidade de vida de quem vive no meio rural, famílias de Novo Tiradentes estão recebendo Assistência Técnica planejada e continuada, através de uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura.


Um exemplo positivo desse trabalho é o da família Poletti, que vive na Linha Sanga Feia, interior do município, e recebe orientação técnica desde o ano passado. A família procurou a equipe da Emater/RS-Ascar manifestando interesse em investir em outra atividade para geração de renda na propriedade. O filho Renato, de 29 anos, retornou à propriedade da família e desejava iniciar sua própria atividade.


"Conforme o desejo da família, sugerimos a produção de tomates no sistema de vasos com substrato, para minimizar os efeitos causados por doenças bacterianas (murchadeira) bastante comuns no sistema de cultivo no solo. O investimento nesta atividade aconteceu através do acesso ao crédito, via Pronaf Mais Alimentos, onde foram adquiridos materiais para construção de estufa plástica, sistema de irrigação e insumos para produção", comentou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luciano Schievenin.


O jovem Renato, que hoje está à frente da produção da família, por dez anos esteve longe da propriedade. O retorno à casa aconteceu em meados de 2017. Segundo a família, a Assistência Técnica foi fundamental para obter os bons resultados na atividade. O jovem relatou ainda que uma terceira estufa está em fase final de construção, projeto que contou com o apoio da Prefeitura na terraplanagem e no acesso à propriedade.


A família Poletti é uma entre as milhares de famílias assistidas da Emater/RS-Ascar que estão inseridas no Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. De acordo com a equipe da Emater/RS-Ascar, outras ações estão sendo realizadas com a família para fomentar a produção de alimentos, ampliando a diversidade de produtos comercializados no município, e consolidando a sucessão familiar rural.



 



Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto




1111 Novo Tiradentes Cultura tomate 2 1111 Novo Tiradentes Cultura tomate 2
1111 Novo Tiradentes Cultura tomate 2
1111 Novo Tiradentes Cultura tomate 2



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.