menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Evento regional reúne temáticas sobre agrobiodiversidade e alimentação saudável

Frederico Westphalen - Evento regional reúne temáticas sobre agrobiodiversidade e alimentação saudável

Data de publicação: 8 de agosto de 2019
Hora: 11:13h



 


Três grandes eventos sobre agrobiodiversidade e alimentação saudável reunidos na mesma oportunidade. Com o objetivo de proporcionar uma atividade que envolve reflexão, apresentação de novas tecnologias e informações sobre esse tema, entidades de toda a região estão unidas na promoção do evento que congrega a quarta edição do Seminário Regional da Alimentação Saudável, 2ª Mostra Regional da Agrobiodiversidade e 1ª Feira Regional de Alimentos, Ciência e Tecnologias em Produção Orgânica. O evento será realizado dia 14 de agosto, nas dependências do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus de Frederico Westphalen.


O evento é uma iniciativa da Emater/RS-Ascar, Instituto Federal Farroupilha (IFFar/FW), Universidade Regional Integrada (URI), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau), 20ª Coordenadoria Regional da Educação, Coopraff, Embrapa, Casa Familiar Rural, Grupo Barril de Produtores Orgânicos e Grupo de Orgânicos Promotores da Vida, com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, através do Plano Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica (Pleapo/RS – Rio Grande Agroecológico).


A programação inicia às 9h e, pela manhã, dois painéis serão apresentados aos participantes. Ciência e tecnologias em produção orgânica serão temas tratados pelo engenheiro agrônomo da BMF Orgânicos, Cezar Bourscheid. Para falar sobre a importância nutricional e econômica da batata-doce, a analista da Embrapa, Andreia Noronha, explanará sobre o assunto, trazendo informações sobre as diferentes variedades e formas de cultivo da batata-doce.


Durante o evento será feita a visitação à Feira de Orgânicos e Mostra da Agrobiodiversidade. À tarde, a visitação será aberta ao público em geral. A programação seguirá com oficinas temáticas, que foram divididos nos seguintes assuntos: agrobiodiversidade, meio ambiente e agricultura limpa; certificação de conformidade orgânica e rastreabilidade de produtos vegetais in natura; hábitos de consumo saudáveis; e oficina educativa para alimentação escolar.


Algumas atividades acontecerão paralelo ao evento, com a Feira de Alimentos Orgânicos, Mostra de mudas e sementes crioulas, Mostra de tecnologias em produção orgânica e Mostra de trabalhos escolares e acadêmicos. Na oportunidade, os participantes terão acesso à exposição de sementes, insumos e produtos biológicos para a produção orgânica, máquinas e equipamentos, cultivo in vitro de mudas frutíferas e florestais, experiência em Fair Trade (Comércio Justo), além da experiência em Certificação Orgânica Participativa, com case da Rede Ecovida.


Os promotores do evento orientam os interessados em participar do evento que tragam sua sacola de feira e um copo para uso pessoal.



1117 FW Seminario Alimentacao Saudavel


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen


Jornalista Marcela Buzatto




1117 FW Seminario Alimentacao Saudavel 1117 FW Seminario Alimentacao Saudavel



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.