menu
Notícias / Geral

Frederico Westphalen - Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar dá continuidade a projeto que estimula bons hábitos alimentares no município

Frederico Westphalen - Emater/RS-Ascar dá continuidade a projeto que estimula bons hábitos alimentares no município

Data de publicação: 26 de maio de 2020
Hora: 10:04h



 


A Emater/RS-Ascar, através de uma parceria com o curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada (URI), Prefeitura de Frederico Westphalen, Banrisul e Sicredi, desde 2018 está desenvolvendo o projeto Adote bons hábitos alimentares: Reeducar é saudável. Na semana passada, a Emater/RS-Ascar esteve reunida com a equipe do Banrisul e recebeu as sementes que serão destinadas às famílias que compõem o projeto. Ao todo, 250 famílias receberão os materiais, com diferentes variedades de hortaliças, para produção em suas propriedades.


O projeto Adote bons hábitos alimentares tem como objetivo motivar os envolvidos a produzir alimentos para subsistência de forma mais saudável, através do uso de tratamentos agroecológicos e do consumo consciente. Da mesma forma, essa ação contempla a avaliação alimentar e nutricional dos indivíduos e contribui com orientações sobre patologias e agravos de saúde.


Para desenvolver esse trabalho, o projeto é dividido em etapas. A primeira é de distribuição das sementes para produção da horta doméstica nas propriedades. O Banrisul é parceira do projeto e, através do Programa Sementes, disponibilizou grande variedade de sementes para serem cultivadas nas propriedades rurais. O Programa visa a orientar estilos de agricultura de base ecológica e contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, auxiliando na geração de renda e incentivando o desenvolvimento local sustentável.


Profissionais do curso de Nutrição da URI participam do projeto, realizando a avaliação física e nutricional dos participantes. Através da coleta de informações, com a pesagem e medição de cada participante, são planejadas as atividades. A equipe do curso de Educação Física da URI , também envolvida, desenvolverá atividades físicas com os grupos, estimulando hábitos saudáveis.


Em decorrência da atual situação vivenciada e considerando as medidas de segurança para prevenção da Covid-19, as oficinas não serão realizadas nesse momento. Apenas a primeira etapa do projeto será executada. Assim que este cenário começar a normalizar, as atividades presenciais serão retomadas, bem como o desenvolvimento das demais etapas do projeto.


A Emater/RS-Ascar acompanha todas as fases do projeto e é responsável por trabalhar temas que contribuirão com a melhoria da qualidade de vida das famílias, como segurança e soberania alimentar, através do cultivo da horta e pomar doméstico, o aproveitamento de alimentos, receitas saudáveis, e atividades que contribuam para a


melhoria da saúde e do bem-estar das famílias. Este trabalho desenvolvido no município de Frederico Westphalen está inserido na Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde e também faz parte do Plano Socioassistencial desenvolvido pela Emater/RS-Ascar no município, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).



1202 FW Sementes Banrisul 2


Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto




1202 FW Sementes Banrisul 1202 FW Sementes Banrisul



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.