menu
Notícias / Agronegócio

Agroindústrias do Norte do Estado recebem certificado do Peaf e Selo Sabor Gaúcho

Agroindústrias do Norte do Estado recebem certificado do Peaf e Selo Sabor Gaúcho

Data de publicação: 29 de setembro de 2020
Hora: 11:49h



 


Agroindústrias familiares de cinco municípios da região Norte do Estado receberam, nos últimos dias, o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e o Selo Sabor Gaúcho. Ao todo, foram seis agroindústrias contempladas com o certificado de inclusão, Agroindústria Gehm, de processamento de erva-mate (Seberi), agroindústria de panificados Delícias do Campo (Novo Xingu), Agroindústria Neumann e Louscher (Três Palmeiras), agroindústria de sucos Barril (Frederico Westphalen) e Agroindústria Bom Gosto, de processamento de pescado (Taquaruçu do Sul).


Pela importância da agricultora familiar em todo o Estado, o Peaf foi criado em 2012 para ser uma política pública que contribua para a melhoria do processo de produção de alimentos, geração de renda e também da qualidade de vida das famílias que vivem no meio rural. Além de reconhecer as dinâmicas de desenvolvimento local e valorizar a agricultura familiar, o Peaf oportuniza linhas de crédito aos agricultores familiares com juros mais baixos, amplia a participação nos mercados Institucionais (PAA e Pnae), oferece serviços de orientação para regularização sanitária e ambiental, disponibiliza novos espaços de comercialização local, participação em feiras, auxilia na organização de estruturas associativas e cooperativas, entre outros aspectos.


Para as agroindústrias inclusas no Programa, são disponibilizados cursos de qualificação nas áreas de gestão, Boas Práticas de Fabricação e processamento dos alimentos e assistência técnica para elaboração de projetos de regularização sanitária e ambiental. A Emater/RS-Ascar faz parte desse processo e é responsável pelo acompanhamento dos empreendimentos durante todo o processo. O selo Sabor Gaúcho, que atualmente a agroindústria cadastrada no Peaf recebe automaticamente, é uma marca que identifica os produtos com origem na agricultura familiar gaúcha. É um selo de identificação, que certifica também a qualidade.


Os certificados foram entregues nas seis agroindústrias da região pelos gerentes regionais da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz e Cleomar de Bona, acompanhados das equipes de extensionistas rurais de cada município.



Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen - Jornalista Marcela Buzatto




1227 Seberi Certificados Peaf e Sabor Gacho 1227 Seberi Certificados Peaf e Sabor Gacho
1227 Seberi Certificados Peaf e Sabor Gacho
1227 Seberi Certificados Peaf e Sabor Ga cho.4



O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.