menu
Notícias / Eventos

Rondinha - Cooperativa Escolar Rondinela participa de liturgia

No ano de 2020, devido à situação pandêmica ocasionada pelo Covid-19, os sócios tiveram encontros virtuais, participando do Desafio Coopes, no qual o preconceito foi o problema selecionado para desenvolver o trabalho.

Data de publicação: 23 de novembro de 2020
Hora: 09:00h
Fonte: Paróquia Nossa Senhora do Rosário



No mês de novembro, os associados da Cooperativa Escolar Rondinela iniciaram uma nova atividade junto à comunidade, auxiliando nas liturgias realizadas na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Constituída na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mariano Braga, a Rondinela é fruto de uma parceria do Sicredi com o Poder Público Municipal de Rondinha. Isso pois o Programa Cooperativas Escolares é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi.
Mas o que é uma Cooperativa Escolar?

É considerada um laboratório de aprendizagem do cooperativismo, sem fins lucrativos, com as mesmas regras de uma cooperativa singular, orientada pelo estatuto social que define os direitos e deveres dos associados. Cada Cooperativa seleciona seu objeto de aprendizagem, que no caso da Rondinela ainda não foi desenvolvido, em virtude do cenário de distanciamento social causado pela pandemia. 

A Rondinela foi fundada em 23 de novembro de 2019 e, para isso, uma longa caminhada foi realizada. Inicialmente aconteceu a formação das orientadoras: professora Lidiane Perondi Poletti e Diretora Mari Angela da Silva Brancher. Após, teve início a mobilização dos alunos.
Os estudantes interessados em participar do projeto tiveram também suas atividades de estudo e algumas missões a cumprir, tendo sido uma delas conhecer cooperativas da cidade. Com as formações, os alunos aprenderam a utilizar recursos tecnológicos, criaram a marca da Cooperativa, aprenderam a fazer atas, criaram o seu estatuto e organizaram a Assembleia Geral de Fundação. Essa cerimônia foi um momento muito importante para os jovens, seus familiares e os membros da comunidade escolar.

Em todo esse processo, conforme educadores e familiares, foi possível observar um crescimento pessoal muito significativo por parte dos estudantes, à medida em que eles foram aprendendo a importância da participação e colocando em prática os sete princípios do cooperativismo. Suas atitudes foram além do momento dos encontros em grupo, pois demonstraram também um crescimento em sala de aula, nos corredores e fora da escola.

No ano de 2020, devido à situação pandêmica ocasionada pelo Covid-19, os sócios tiveram encontros virtuais, participando do Desafio Coopes, no qual o preconceito foi o problema selecionado para desenvolver o trabalho.

Através das redes sociais, a Cooperativa Escolar Rondinela vem mostrando suas ações desenvolvidas. Os associados agradecem pela oportunidade de participarem da liturgia, pois consideram que essa seja uma oportunidade especial de integração com a comunidade.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.