menu
Notícias / Agronegócio

Dia Nacional da Extensão Rural será celebrado na próxima terça-feira (01/12)

Seja para o campo ou para a cidade, o trabalho do extensionista contribui para a vida de todos e para o desenvolvimento do Brasil.

Data de publicação: 27 de novembro de 2020
Hora: 08:35h
Fonte: Juliana Silva - Comunicação da Asbraer



Na próxima terça-feira (01/12) às 10h, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), promovem o Webinar Nacional pelo Dia do Extensionista Rural.

O Webinar será transmitido pelo YouTube da Asbraer e contará com a participação de autoridades como o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Júnior, deputado federal presidente da Frente Parlamentar de Ater, Zé Silva (Solidariedade/MG), secretária de agricultura do Estado de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, secretário de agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, dentre outros a confirmar.

Com o tema “A força inovadora da Ater Pública”, o Webinar Nacional pelo Dia do Extensionista Rural tem a intenção de mostrar o trabalho desenvolvido pelos extensionistas em todo o território brasileiro e celebrar a data de profissionais tão importantes para a difusão da agricultura familiar e do pequeno produtor. “O trabalho do extensionista rural é de suma importância no campo de forma a levar novas técnicas de produção que facilite a vida do agricultor. Por isso, no Dia do Extensionista, vamos enaltecer sua importância para o desenvolvimento do campo e econômico e social do Brasil”, afirmou o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães.

A importância da Ater Pública no Brasil
A Assistência Técnica e Extensão Rural, a Ater pública, está presente nos 26 estados e no Distrito Federal. São mais de 15 mil extensionistas em todo o Brasil atendendo mais de 2 milhões de famílias rurais.

Com grande capilaridade e multidiciplinaridade, a Ater pública consegue chegar no produtor mais longínquo, ajudando a desenvolvê-lo e levar conhecimento ao campo. Seja na assistência técnica, do preparo da terra até a colheita, seja na economia doméstica, na logística, no impulsionamento de vendas,  a Ater pública promove aumento de renda do produtor, geração de emprego no campo e qualidade de vida.

E não é só o campo que ganha com o trabalho do extensionista, mas todo o país. Porque é graças a ele que a agricultura familiar e o pequeno produtor conseguem produzir mais e com qualidade, garantindo o abastecimento de alimentos nas cidades e contribuindo para a segurança alimentar.

Seja para o campo ou para a cidade, o trabalho do extensionista contribui para a vida de todos e para o desenvolvimento do Brasil.

 

O Dia do Extensionista Rural


No dia 6 de dezembro de 1948 foi oficializada, na Emater de Minas Gerais, uma das primeiras experiências brasileiras direcionada para a introdução de novas técnicas de agricultura e economia doméstica, de incentivo à organização e de aproximação do conhecimento gerado nos centros de ensino e de pesquisa aos produtores rurais. Nascia aí a primeira Ater pública do Brasil.

Em alusão a essa data, o deputado Narcio Rodrigues (PSDB/MG) apresentou o Projeto de Lei 2.191/07, instituindo o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional do Extensionista Rural. O projeto foi aprovado em 2011 e transformado na Lei Ordinária 12.386/2011 no dia 3 de março.

 

Serviço

Webinar Nacional pelo Dia do Extensionista Rural
Data: 01/12/2020.
Horário: 10h (horário de Brasília).
Local: YouTube da Asbraer. Para acessar o link direto clique aqui.
Contato: 61-993369693 - Juliana Silva, assessora de comunicação da Asbraer.






O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.