menu
Notícias / Agronegócio

Mobilização do Programa Terra Brasil é iniciada em Rodeio Bonito



Data de publicação: 6 de julho de 2021
Hora: 07:30h
Créditos: Marcela Buzatto
Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Frederico Westphalen



O Programa Terra Brasil teve seu lançamento no município de Rodeio Bonito. Através de uma ação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com o Conselho Gestor do Programa, foram realizadas na semana passada (29 e 30/06), duas reuniões para mobilização inicial dos interessados em explicação pública das regras e critérios do programa, que objetiva que agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento com condições diferenciadas em juros, prazos e carência.

Com o Terra Brasil, também conhecido como Programa Nacional de Crédito Fundiário, além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, alicerçado na melhoria da qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares. Os recursos para os financiamentos concedidos são oriundos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária.

Em Rodeio Bonito, as reuniões ocorreram de forma presencial, na sede da comunidade do Distrito de Saltinho e na Câmara de Vereadores do município, seguindo todos os protocolos de saúde e higiene, observando o distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel.

Ao todo, 40 pessoas interessadas no programa participaram das reuniões, juntamente com lideranças municipais. A partir das reuniões, foi encaminhada a criação de um Comitê Municipal que irá auxiliar no trabalho de seleção e filtragem das propostas, observando as regras de enquadramento dos interessados, dos vendedores e dos imóveis pretendidos. Após a seleção das propostas, elas serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural para análise final e posterior encaminhamento para elaboração dos projetos, prática de responsabilidade e execução da equipe da Emater/RS-Ascar.

“A expectativa é de que as propostas selecionadas e com viabilidade técnica e produtiva possam ser efetivadas com agilidade, para atenderem a demanda das famílias interessadas e proporcionar sucessão familiar e mais condições de vida aos beneficiados”, comentou o extensionista rural, Mairo Trentin Piovesan.

A Emater/RS-Ascar fará a operacionalização do Programa Terra Brasil em todo o Estado do RS, a partir de uma parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), responsável pelo programa em nível nacional.







O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.